quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Medir com generosidade!

Convido você para um momento de encontro com a Palavra de Deus. É uma grande riqueza que nossa Igreja nos oferece esta oportunidade de celebrar a Palavra de Deus a cada dia. Nesta Quinta-feira, 27 de Janeiro de 2011, meditamos a Palavra proposta para a Quinta-feira da III Semana do Tempo Comum. E ainda podemos celebrar a graça de Deus que santificou Santa Ângela Mérici (1474-1540), virgem e fundadora de ordem religiosa das Ursulinas, dedicada a educar a juventude para restauração e fortalecimento das famílias. Mulher a frente de seu tempo, aceitou o desafio de servir generosamente a Cristo e aos irmãos e irmãs. Coloquemos-nos diante de Deus.

1.Rezar é recordar
Na presença de Deus, recorde sua vida e recolha seus sentimentos; pense nas suas ansiedades e angústias; considere sua alegria e esperança. De forma especial, lembremos da juventude e dos educadores, para que encontre em Deus inspiração e força de crescer e ser feliz. Oremos:
Ó Deus, Santa Virgem Ângela de Mérici nos recomende ao vosso amor de Pai, para que, seguindo seus exemplos de caridade e prudência, sejamos fiéis aos vossos ensinamentos, proclamando-os em nossa vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

2. A palavra de Deus
Na primeira leitura continuamos a meditando a Carta aos Hebreus, hoje Cap. 10,19-25 já adentramos na segunda parte da Carta. Escrevendo a uma comunidade tímida e envergonhada do Evangelho, talvez pela humilhação e fragilidade de seu Cristo segundo à carne, a autor deste longa homilia, primeiro desenvolve uma teologia no qual busca mostrar que Cristo é a realização das antigas promessas, e que sua humanidade longe de ser motivo de vergonha para os discípulos, é justamente sua maior glória, pois por meio dela ele demonstra que não tem vergonha de nos chamar de irmãos. Depois de desenvolver esta teologia, na segunda parte ele exorta a comunidade à fidelidade e perseverança. No trecho de hoje, destacamos alguns elementos desta exortação: a) a humanidade de Cristo é sacramento; isto é, sinal e meio seguro de acesso ao Santuário de Deus, especialmente pelo seu sangue (v.19-21); b) por isso podemos entrar neste Santuário com toda segurança e liberdade, mas com coração sincero, purificando de toda má consciência, crescendo nas virtudes cristãs: esperança, fé e caridade (v.19.22-24); c) assim como a humanidade de Cristo é sinal e meio de acesso ao Pai, a Comunidade Cristã, é também sacramento de acesso ao Santuário de Deus, por isso, não abandonemos as nossas Assembleias, como alguns costumam fazer (v.25);
O Salmo Responsorial é o 23 (24) e versa sobre a busca de Deus, temos no v.4 a condição para ascender ao Santuário: "Mãos puras e inocente coração, e uma mente que não se dirige para o crime" e a resposta do Salmo esclarece: "É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor Deus de Israel" (cf. 6).
O Evangelho de Marcos Cap. 4,21-25 fala-nos sobre a acolhida, o crescimento e testemunho do Evangelho do Reino: o que os discípulos "ouvem em segredo"  sobre os mistério do Reino é uma iluminação em Cristo, eles deverão tornar manifesto (v.21-23) e nesta dinâmica de ouvir, compreender e acolher, crescer nele e testemunhá-lo, devemos estar atentos à generosidade a grandeza de coração, pois "com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos" (v.24).

3. Reflexão
Se somos a geração que busca a Deus, podemos ter confiança, liberdade e segurança para entrar no Santuário de Deus. Cristo nos deu este acesso por meio de sua humanidade destruída pela morte de Cruz. Mas devemos crescer, amadurecer nesta caminhada, ela exigente! Primeiro é exigente do ponto de vista da escuta, devemos escutar toda mensagem, não apenas aquilo que nos agrada; em segundo lugar é exigente para entender e compreender, Jesus é estranho, é diferente de nós, não se en-caixa muito em nossos sistemas; depois é exigente a vivência: perdão, renúncia, santificação, dedicação, serviço sem esperar retribuições, solidão, dúvidas; e ainda é exigente quanto ao testemunho! Não é a toa que muitos se desiludem da vida cristã e abandonam! Caminham até certo ponto e dizem: "Daqui não consigo mais! Cheguei no meu limite!" Amigo e Amiga do Oração da Noite, você mede esforços na acolhida, seguimento e testemunho do Reino de Deus? Qual sua medida? Jesus não nos proibe de medir, até mesmo em outra passagem ele aconselha: "se alguém pretende construir uma torre, meça bem para ver se tem condições de terminar", o que o Senhor nos adverte é que com a mesma medida com que medimos seremos medidos. Quem é generoso, multiplica seus dons, quem é mesquinho perde tudo que tem.
Mas se sinceramente chegou ao seu limite e deseja crescer mais, confie no Senhor e peça que ele alarga seu coração.

Pax!
Pe. Genivaldo


Related Posts with Thumbnails