sexta-feira, 28 de maio de 2010

Roteiro para Oração desta Noite - Sexta-feira.

(Ao ouvir a canção que prepara para as Completas recordar o dia: acontecimentos pessoais e da vida do mundo, e formular as intenções da oração)

1. Abertura
Vem, ó Deus da vida, vem nos ajudar!
Vem, não demores mais, vem nos libertar!
És a luz do mundo. és a luz da vida
Cristo Jesus resplende, és nossa alegria!
Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito
Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito.


Ato Penitencial (Exame de Consciência)
De coração contrito e humilde, aproximemo-nos do Deus justo e santo, para que tenha piedade de nós, pecadores.
(Em breve pausa silenciosa relembre seus pecados)


Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por mina culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.



3. Hino: Pela Noite Misteriosa (Josmar Braga e C. Rosier) [Tempo Comum]

Pela noite misteriosa
O silêncio é tua voz
Já podemos descansar
Ficarás perto de nós

Este dia que termina
É preciso agradecer
Tua mão nos guiou
Nós queremos bendizer

Nós te damos nossa vida
Nós queremos te servir
Quando a noite se acabar
Novo dia há de surgir


Salmo 116 (114)
“Vi as vidas dos mártires. Eles gritavam: Senhor, até quando?” (Ap 6,9-10)

Cantemos louvores ao Pai que nos salva da morte e dá paz e salvação a todos que, como Jesus, enfrentam o perigo e as ameaças do mundo.

Ó Senhor, meu Deus
Adap. D.R; M.: José Weber – CD, faixa 14


Ó Senhor, meu Deus, eu te louvarei
Tua libertação eu proclamarei!

1. Amo ao Senhor, porque escuta o meu pedido
Quando eu suplico ele abaixa o seu ouvido

2. Cai nas malhas da mais densa escuridão
Gritei: “Senhor, me traz a sua salvação”

3. Justo e clemente nosso Deus é compaixão
Protege os simples, deu-me a sua salvação!

4. Vai descansar, meu coração, mais uma vez
Pois o Senhor bondoso para ti se fez

5. Pois enxugou-me essas lágrimas do rosto
Salvou-me a vida e livrou meus pés do fosso

6. Vou caminhando na presença do Senhor
Por esta terra dos que vivem é que vou

7. Ao Pai a glória e ao seu Filho, Jesus Cristo
Glória também a quem dos dois é o Espírito!


Oração sálmica:

Ó Deus misericordioso, pela paixão de Jesus Cristo nosso Salvador, tu nos livraste dos laços da morte eterna, guarda os nossos passos para que possamos caminhar em tua presença, seguindo a tua vontade hoje e sempre. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.


Leitura bíblica: Hb 5,7-9
Leitura da Carta aos Hebreus
Cristo, durante a sua vida na terra, fez orações e súplicas a Deus, em voz alta e com lágrimas, ao Deus que o podia salvar da morte. E Deus o escutou, porque ele foi submisso. Embora sendo Filho de Deus, aprendeu a ser obediente por meio dos sofrimentos. E, depois de perfeito, tornou-se fonte de salvação eterna para todos aqueles que lhe obedecem.


Responsório Breve: Senhor, em vossas mãos (Liturgia da Horas adaptação Joaquim Fonseca)

Senhor, em vossas mãos,
Eu entrego meu espírito
Vós sois o Deus fiel que salvastes vosso povo
Eu entrego meu espírito
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo
Senhor, em vossas mãos
Eu entrego eo meu espírito

6. Cântico de Simeão (Lucas 2,29-32 adaptação e melodia Reginaldo Veloso)
Agora, Senhor, podes deixar
Partir em paz teu servidor
Porque meus olhos já contemplam
Da salvação o resplendor!
Segundo tua palavra
Vi tua salvação
manda em paz teu servidor
No fulgor do teu clarão!

Pra todos os povos preparastes
A salvação que resplendeu
A luz que ilumina as nações todas
A glória deste povo teu!
Glória ao Pai, glória oa Menino
Deus que veio e Deus que vem
Glória seja ao Divino
Que nos guarde sempre. Amém!



Oração conclusiva
Concedei-nos, Senhor, de tal modo unir-nos ao vosso Filho morto e sepultado, que mereçamos ressurgir com ele para uma vida nova. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Related Posts with Thumbnails