terça-feira, 25 de maio de 2010

Roteiro para Oração desta noite (Quinta-Feira)

(

1. Abertura
Vem, ó Deus da vida, vem nos ajudar!
Vem, não demores mais, vem nos libertar!
És a luz do mundo. és a luz da vida
Cristo Jesus resplende, és nossa alegria!
Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito
Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito

Ato Penitencial (Exame de Consciência)
De coração contrito e humilde, aproximemo-nos do Deus justo e santo, para que tenha piedade de nós, pecadores.
(Em breve pausa silenciosa relembre seus pecados)

Padre: Tende compaixão de nós, Senhor.
Todos: Porque somos pecadores.
Padre: manifestai, Senhor, vossa misericórdia.
Todos: E dai-nos a vossa salvação

Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém


Senhor, que sois o caminho que leva ao Pai, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, que sois a verdade que ilumina os povos, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, que sois a vida que renova o mundo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.


3. Hino: Pela Noite Misteriosa (Josmar Braga e C. Rosier) [Tempo Comum]

Pela noite misteriosa
O silêncio é tua voz
Já podemos descansar
Ficarás perto de nós

Este dia que termina
É preciso agradecer
Tua mão nos guiou
Nós queremos bendizer

Nós te damos nossa vida
Nós queremos te servir
Quando a noite se acabar
Novo dia há de surgir


5. Salmo 16 (15)
conforme a promessa deste Salmo “o Messias não foi abandonado no túmulo, e seu corpo não chegou à corrupção” (At 2,31).

Os levitas antigos não recebiam propriedade. O Senhor Deus devia ser a porção que eles herdavam. Hoje, retomando o cântico deles, peçamos ao Senhor que ele seja nossa única riqueza e segurança na vida. Em seu nome trabalhamos para conquistar a terra e a justiça para todos.

Protege-me, ó Deus
Adap. Marcelo Barros; M.: Jocy Rodrigues – CD, faixa 13

1. Protege-me, ó Deus, tu és meu abrigo
“Só tu és meu bem”, eu digo ao Senhor
Rejeito esses deuses que o mundo promove
Aos grandes não sirvo, nem presto favor

2. Aqui nesta terra és, Deus, minha herança
Em ti meu destino, porção garantida
Tiraram a sorte pra ver minha parte
Tu és a mais bela herança da vida

3. Bendito o Senhor que é meu conselheiro
À noite me alerta o meu coração
Pra sempre o Senhor perante os meus olhos
Com eles meus passos não vacilarão

4. O meu coração se alegra contente
Até minha carne repousa segura
No mundo dos mortos tu não me abandonas
Nem deixas teu servo preso à sepultura

5. Tu me ensinarás da vida o caminho
Em tua presença há muita alegria
O Deus do universo qual Mãe se mostrou
Cantemos louvores de noite e de dia

Oração sálmica:
Senhor, nosso refúgio, que sempre nos aconselhas e até de noite nos inspiras interiormente, livra-nos das angústias da morte e, porque és a nossa herança eterna, concede-nos a alegria plena em tua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.


Leitura bíblica: 1Ts 5,16-23
Leitura da Primeira Carta aos Tessalonicenses
Ficai sempre alegres, orai sem cessar, daí graças por tudo. É isso que Deus quer de vós como cristãos. Não apagueis o Espírito, não desprezeis a profecia, examinai tudo e ficai com o que é bom. Evitai toda espécie de mal. O Deus da paz vos santifique completamente, vos conserve íntegros em espírito, alma e corpo, e irrepreensíveis para quando vier o Senhor nosso, Jesus Cristo.


Responsório Breve: Senhor, em vossas mãos (Liturgia da Horas adaptação Joaquim Fonseca)

Senhor, em vossas mãos,
Eu entrego meu espírito
Vós sois o Deus fiel que salvastes vosso povo
Eu entrego meu espírito
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo
Senhor, em vossas mãos
Eu entrego eo meu espírito

6. Cântico de Simeão (Lucas 2,29-32 adaptação e melodia Reginaldo Veloso)
Agora, Senhor, podes deixar
Partir em paz teu servidor
Porque meus olhos já contemplam
Da salvação o resplendor!
Segundo tua palavra
Vi tua salvação
manda em paz teu servidor
No fulgor do teu clarão!

Pra todos os povos preparastes
A salvação que resplendeu
A luz que ilumina as nações todas
A glória deste povo teu!
Glória ao Pai, glória oa Menino
Deus que veio e Deus que vem
Glória seja ao Divino
Que nos guarde sempre. Amém!


*Oração conclusiva
Concedei-nos, Senhor, de tal modo unir-nos ao vosso Filho morto e sepultado, que mereçamos ressurgir com ele para uma vida nova. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.



8. saudação a Maria
Ave Rainha do céu (Liturgia das Horas, Melodia José weber)
Ave Rainha dos céus
Ave, dos anjos, Senhora
Ave, raiz, ave, porta
Da luz do mundo és aurora
Exulta, ó Virgem tão bela
As outras seguem-te após
Nós te saudamos: adeus!
E pede a Cristo por nós!
Virgem Mãe, ó Maria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails