segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O Espírito sopra onde quer! Mansidão e abertura na busca da verdade!

Convido você à oração. Rezar com a Palavra de Deus proposta par nosso Liturgia de hoje. Nesta Segunda-feira, 24 de Janeiro de 2011. A Palavra está nas leituras da Missa (Hebreus 9.15.24-28; Salmo 97 (98) e Evangelho Segundo Marcos 3,22-30), mas também podemos contemplar a Palavra na vida, na sua vida e na vida de homens e mulheres que a viveram intensamente, hoje na memória de São Francisco Sales, nascido em 1567, formado em direito, padre e bispo, desempenhou seu apostolado em Genebra, em meio ao Calvinista, com tolerância, amabilidade e mansidão, espírito incansável reconduziu muitas pessoas à fé católica. Na sua espiritualidade o amor é essência!

1. Rezar é recordar
Recorde diante de Deus sua vida, recolha seus sentimentos e preocupações, alegrias, conquistas e esperanças; tristezas, fracassos e preocupações. Confie em Deus e faça seu pedido.
Oremos: Deus eterno e todo-poderoso, dirigi a nossa vida segundo o vosso amor, para que possamos, em nome do vosso Filho, frutificar em boas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém! 

2. A Palavra de Deus
Da Carta aos Hebreus, escrito para animar os cristãos tímidos e desanimados, temos a inspiração do v.28: "Cristo, oferecido uma vez por todas, para tirar os pecados da multidão, aparecerá uma segunda vez, fora do pecado, para salvar aqueles que o esperam". Para o autor da Carta aos Hebreus, Cristo é a realização perfeita das promessas de Deus, a Antigo Testamento, com suas figuras, entre as quais o Templo, era apenas figuras, sombras desta realidade plena: Cristo. Ele insiste nisso aos seus leitores que estavam envergonhados pela humanidade frágil de Cristo, que morreu na Cruz. Então explica que a Cruz por qual passou era o Verdadeiro Sacrifício que expia pecados, por meio deste, Cristo entrou no Santuário verdadeiro, o Céu, e intercede a nosso favor. A nós cabe esperar por ele na certeza que ele vem nos salvar.

O Salmo 97 (98) Canta louvores e convida o povo a aclamar alegremente Deus que vem salvar. No v.3a aponta a razão do louvor: "recordou seu amor sempre fiel!" Deus lembra-se sempre de seu amor por nós. Nele Devemos esperar.

No Evangelho os letrados e entendidos, visando desacreditar na base a ação de Jesus, atribuem-na a Satanás. É uma cegueira obstinada que nem percebe o absurdo da própria acusação. Parece que o importante e con-vencer o adversário e não buscar a verdade. Deus quer salvar a todos, mas para isso precisa da abertura e do desejo e abertura de todos nós. O fechamento nas próprias ideias e percepção pode fechar-nos para ação do Espírito Santo. Este Evangelho insta-nos a manter nossa mente e corações abertos para a ação misteriosa de Deus e não querer prender Deus em nossos conceitos e ideias que temos dele. Uma Palavra tão importante em realidades como as nossas em que temos que conviver com pessoas tão diferentes e com tantas religiões e interpretações da vida cristã. Saber acolher a manifestação de Deus em cada pessoa, ser tolerante e com mansidão buscar a verdade juntos. Neste sentido, São Francisco Sales é importante exemplo: manso e tolerante soube conduzir muitas pessoas a Deus.



Pax!
Pe. Genivaldo Ubinge.
Related Posts with Thumbnails