terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Conversão de São Paulo: para o amor sempre fiel de Deus não há limites!

Neste 25 de Janeiro de 2011, Deus nos convida à oração, à meditação de sua Palavra na liturgia e na vida do Apóstolo Paulo. Neste acontecimento de importância vital para Igreja, somos instados à celebrar o poder da graça divina que é capaz de transformar um perseguidor em Colaborador da obra de Salvação: não há limites para o amor sempre fiel de Deus e para o poder de sua graça.


1. Rezar é recordar
Coloque-se em oração, confie na presença de Deus na sua vida e orando em você. Hoje de forma especial lembremos-nos das pessoas que não amamos o bastante, das pessoas que competem conosco e nos perseguem, das pessoas que perseguem e oprimem outras porcausa da religião e crença, das pessoas que obstinadamente continuam num caminho de violência e opressão; lembremos-nos também da Igreja, dos missionários e pastores, que Deus sempre a conduza por meio de homens e mulheres com as virtudes dos Apóstolos. Oremos:
Ó Deus que instruístes o mundo inteiro pela pregação do apóstolo são Paulo, daí-nos, ao celebrar hoje sua conversão, caminhar para vós seguindo seus exemplos, e ser no mundo testemunhas do Evangelho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

2. A Palavra de Deus
A Palavra de Deus na festa da Conversão do Apóstolo Paulo está em Atos dos Apóstolos 22,3-16, na qual o próprio Apóstolo relata o acontecimento de sua iluminação e chamado para ser testemunha do Evangelho diante de Israelitas e pagãos (coloca-se como opção o relato de At 9,1-22), mas de qualquer forma se destaca a grande mudança de perseguidor a Apóstolo de Cristo: "persegui até a morte os que seguiam este Caminho, prendendo homens e mulheres e jogando-os na prisão...de repente uma grande luz que vinha do céu brilhou ao redor de mim... Um certo Ananias (...) veio encontrar-me e disse: 'O Deus de nossos antepassados escolheu-te para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires a sua própria voz. Porque tu serás a sua testemunha diante de todos os homens, daquilo que vistes e ouvistes'" (22,4.12.14-15). 
O Salmo 116 (117), o mais breve do Saltério, contando apenas dois versículos - cujo o refrão é o v.15 do do Evangelho proposto para a celebração desta festa, Marcos 16,15-18: "Ide pelo mundo inteiro e a todos pregai o Evangelho!" - convida todas as gentes a cantar louvores ao Senhor e festeja-lo, "pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!". Este Salmo dá o contexto certo da festa: o amor sempre fiel e comprovado de nosso Deus que deseja a salvação de todas as pessoas. Por isso, Ele elege, toca o coração, chama e envia apóstolos e apóstolas a pregar o Evangelho. Toda conversão e mudança de coração se dá porcausa e no amor sempre fiel de Deus que conduz e proteje sua Igreja, para que ela seja sinal e Caminho de salvação de todos povos e pessoas.

3. Reflexão
Quando me coloco a meditar no acontecimento da Conversão de Paulo sempre me pergunto se foi um acontecimento isolado e repentino ou um processo que culminou nesta iluminação. Meu palpite é que foi um processo. Sei que toda conversão, e a de Paulo, em particular, é um acontecimento gratuito e generoso de Deus, é iniciativa Dele, mas mesmo assim me ponho a perguntar qual a contribuição humana, pois também sei que a graça de Deus não acontece apesar de nós, mas em nós e conosco. Então vejo duas coisas que podem ter sido decisivas para este acontecimento. A primeira é a oração da Igreja, basta ler Atos dos Apóstolos e veremos uma Igreja perseverante na oração (Cf. Atos 1,14), então podemos supor que esta Igreja, seguindo o mandamento de Cristo: "Amai vossos inimigos, rezai pelos que vos perseguem" (Mateus 5,44), rezava por aquele que inspirava ameaças e temor aos seguidores de Jesus, podemos supor que o próprio Filho, perseguido nos seus seguidores, e que sempre está "na presença do Pai em nosso favor" (Hebreus 9,25; cf. João 17), intercedia por Saulo. A Segunda coisa que penso ter sido decisiva para conversão de Saulo foi o testemunho (=Martírio) dos cristãos, no modo como viviam e morriam por Cristo, de modo especial destaca-se Estevão, Saulo esteve presente e consentia na sua execução, depois dele, quantos que ele viu morrer porcausa de Cristo? Quantos testemunhos de fé e o amor a Cristo diante da morte ele presenciou?
Assim, amigos e amigas do blog e do programa Oração da Noite, se como dissemos no começo, celebrar a Conversão de Paulo é celebrar o amor sempre fiel de Deus e o poder de sua graça que não tem limites, mas que pode transformar corações e pessoas de inimigas e perseguidoras em amigas e colaboradoras de Cristo. Então celebrar esta festa é confiar ao poder de Deus todas as pessoas que conhecemos, não desistir de ninguém: Deus pode transformar seus corações. Mas é também rezar e testemunhar diante delas o amor sempre fiel de Deus em Cristo Jesus.

Pax!
Padre Genivaldo Ubinge

Related Posts with Thumbnails