quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

São Timoteo e São Tito: associados à missão de Cristo


Nossa oração hoje, 26 de Janeiro de 2011, é inspirada pela graça de Deus na vida de Timoteo e Tito, frutos do trabalho missionário do Apóstolo Paulo e associados à missão de Cristo. O primeiro é judeu por parte de mãe, o Apóstolo elogia-lhe a sinceridade da fé, recordando que a herdara da mãe Eunice e da avó Loide, é companheiro de Paulo na primeira vez que este foi preso, foi colocado por ele como bispo em Éfeso e foi solicitado pelo Apóstolo quando este estava preso em Roma. O segundo, Tito, é de origem pagã, foi intermediário e facilitou a missão em Corinto, depois foi colocado com bispo em Creta e, provavelmente, foi enviado à Dalmácia. Tendo o exemplo destes dois discípulos missionários do Senhor, coloquemos-nos em oração.

1. Rezar é recordar 
Recorde diante de Deus todos os missionários que você conhece, todas as pessoas que servem na comunidade: os bispos, padres, religiosas, os leigos e leigas, e também de você, do seu encontro com Jesus Cristo, sua missão e serviço em favor do Reino. Rezemos para que nunca falte operários, que vivam com piedade e justiça, à messe do Senhor. Oremos:
Ó Deus, que ornastes São Timoteo e São Tito com as virtudes dos apóstolos, concedei-nos pela intercessão de ambos, viver neste mundo com piedade e justiça, para chegar ao céu, nosso pátria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

2. A Palavra de Deus
Como Primeira leitura, a memória dos santos propõe duas opções: 2Timoteo 1,1-8 ou Tito 1,1-5. Como é fácil de intuir, a primeira opção refere-se a Timoteo e a segunda a Tito. De 2Tm 1,1-8, destaca-se o apostolado como "desígnio de Deus referente à promessa de vida que temos em Cristo Jesus" (v.1); a amizade, solidariedade e comunhão na oração e sofrimento entre os colaboradores de raízes comuns (v.3-4); a fé sincera que Timoteo herdara da avó e da mãe (v.5); e a exortação para que reavivando o dom Deus que é a participação no ministério apostólico, fortificando-se em Deus, passa exerce-lo com toda coragem e fortaleza, sofrendo pelo Evangelho (v.6-8). De Tt 1,1-5 destaca-se o apostolado como serviço a Deus para levar a salvação a todos e fazer os eleitos a verdade da piedade que se apóia na esperança da vida eterna (v.1-3); a fé comum entre o apóstolo que comunicou o fiel que recebeu a mensagem (v.4); e a missão de constituir e prover as comunidades de coordenadores que garanta a elas a ligação com os Apóstolos (v.5).
O Salmo Responsorial é o 95(96) e encontra-se como opção no Comum para os missionários. Todos os seus versos podem ser uma bonita inspiração para uma vida missionária. Destaco três coisas: a consciência que "Reina o Senhor!" De que "Ele firmou o universo inabalável, e os povos julga com justiça" (v.10); o cantar e o bendizer o seu nome (v.1-2); e o comprometer-se com Deus "Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!"(v.2a-3). O discípulo missionário é um herdeiro do Reino de Deus, por isso canta alegre e bendiz ao Senhor e trabalha com alegria neste Reino. 
O Evangelho Lucas 10,1-9 apresenta a raiz comum dos missionários: a missão de Cristo. Nosso missão está na missão de Cristo, os missionários são enviados onde Cristo mesmo deve estar (v.1); é uma missão em colaboração "dois a dois"; participa do sentido de urgência e partilha a mesma mensagem: "o Reino de Deus está próximo!" e deve trazer os sinais de cura e libertação da chegada do Reino; exige desprendimento e liberdade.

3.Reflexão
É comum, ao descobrirmos mais a vida da Igreja, ficarmos cheios de admiração pelas pessoas que trabalham na Igreja, dos grandes missionários. Ficamos orgulhosos de uma Madre Teresa, de um Padre Cícero e frei Damião, de João Paulo II, Padre Ezequiel ou das muitas pessoas de nossas comunidades. Assim podemos imaginar a admiração, gratidão e orgulho de Timoteo e Tito pelo grande Apóstolo das Gentes, e também podemos imaginar a alegria deles em poder fazer parte da mesma missão: colaborar nela. É amigos e amigas do Oração da Noite, nós, cada um de nós, como Timoteo e Tito, não somos apenas associados e temos uma fé comum, a mesma esperança e a mesma missão dos grandes missionários, mas se olharmos mais profundamente, veremos somos associados, com eles, à mesma fé, esperança e missão de Cristo Jesus. Então veremos que somos, cada um de nós, eu e você, amados e escolhidos por Deus para sermos alegres trabalhadores na sua messe: "Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!", trabalhar no Reino de Deus. Assim, para nós cabe a mesma exortação de Paulo a Timoteo: reavivamos o dom que recebemos de Deus!

"Vai missionário do Senhor, vai trabalhar na messe com ardor!"
Pax!
Padre Genivaldo

Related Posts with Thumbnails