segunda-feira, 26 de julho de 2010

Partilhando experiências...

Boa tarde queridos e queridas,

Hoje segunda-feira, início de semana, estou de volta à Guajará-Mirim, depois de um encontro do qual participei em Aparecida do Norte/SP. Sair um pouco da rotina é sempre bom, concordo com  um dos versos da crônica "simplicidade"  de Luís Fernando Veríssimo: viagens não incham as pernas, incham o cérebro, volto cheio de idéias. Ainda mais quando o objetivo é buscar formação e meios de ser útil  à minha comunidade. O Encontro foi maravilhoso, quantas pessoas legais encontrei, as trocas de idéias, as partilhas de experiências, os cafés da manhã com pessoas tão simples e especiais, profissionais nas diversas áreas da comunicação a serviço da igreja, as conversas, enfim, tudo foi muito proveitoso. Iniciamos na Quarta-feira 21/07 com a apresentação da Orquestra Sinfônica PEMSA, projeto musical criado e mantido pelo Santuário Nacional de Aparecida, logo após recebemos as boas vindas de Dom Orani João Tempesta, Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura, Educação e Comunicação Social da CNBB, o qual também palestrou sobre os desafios e necessidades da Igreja Católica em relação aos meios de comunicação. 
 Orquestra PEMSA - Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida


 Solenidade de Abertura do Encontro - Da esquerda pra Direita: Pe. Cézar Moreira, Diretor da TV e Rádio Aparecida; Dom Vilson Dias, Bispo de Limeira/SP; Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro e Ir. Élide Fogolari, Assessora de Comunicação da CNBB.

A cidade é pequena e pacata, mas muito agradável e bonita, a região do Vale do Paraíba sempre me impressionou, as montanhas, enfim, o santuário é lindo, tudo muito estruturado, uma arquitetura impressionante, me chamou atenção também a fé e devoção das pessoas que visitam o Santuário, romeiros oriundos de diversas partes do país e até de outros países que visitam e pagam promessas, alguns sobem e descem de joelhos a passarela de acesso ao Santuário, e olha que ela é bem extensa, a pé já cansava, mas com fé e gratidão pelas graças alcançadas lá eles iam e chegam ao fim. 

 Vista de cima da Passarela



Devoto no cumprimento da promessa


Iniciamos cada dia de programação com a Celebração Eucaristica sempre muito rica, tanto na liturgia e reflexão quanto nas canções executadas pelo Pe. José Salla, Assessor do Setor de Música Litúrgica da CNBB. 


Celebração Eucarística presidida por Dom Orani João Tempesta




Dom Orani João Tempesta - Bispo Referencial na Comunicação


O encontro teve como objetivo animar e motivar a Pastoral da Comunicação na Igreja do Brasil tendo presente a cultura gerada pelas novas tecnologias que constituem o novo cenário para o anúncio do Reino de Deus a todos os povos” (Ir. Élide Fogolari). As novidades são muitas, foram organizados seminários especifícos para cada área de atuação da PASCOM. Participei do seminário de Internet, o qual abordou temas relacionados às novas tecnologias e ferramentas do mundo digital para construir rede na Igreja do Brasil, meios incríveis e gratuitos que podem estar sendo usados para formação  e qualificação de agentes pastorais, tal como, na divulgação dos trabalhos desenvolvidos pela diocese, sobretudo, no anúncio da Boa nova de Cristo.
Aprendemos que comunicar é partilhar, acolher o novo, enxergar os novos meios que nos são apresentados como forma de criar oportunidades para que o reino de Deus aconteça em nosso meio. É sempre um prazer escrever, contar as experiências, não teria como colocar aqui tudo o que foi visto, debatido, são muitas fotos, fatos, sobretudo, a alegria da oportunidade de poder estar sendo útil na realização de muitos projetos que poderão e serão "com a graça de Deus" executados para o bem comum da comunidade. Contudo,  podemos encontrar na comunicação uma  forma de ser "Sal da terra e luz do mundo".


Prometo em breve postar mais fotos na galeria... Agora preciso trabalhar...Bjs



Fraternalmente, 

Rosana Abrahim. 26.07.2010 :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails