quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Viajando para nosso próprio ser: Humanizando-nos.

Neste trecho do livro "12 Semanas para mudar uma vida" o autor Augusto Cury aborda um importante tema. O Autodiálogo, que pode ser chamado também de Mesa redonda do "Eu", como forma de viajar para o mais profundo do nosso ser, humanizando-nos, compreendendo-nos, conhecendo as raízes de nossas emoções, as quais produzem as mais variadas reações comportamentais em nossa vida.

Parece loucura dialogar consigo mesmo, mas loucura é a ausência de um autodiálogo inteligente. Uma pessoa que pratica autodiálogo não apenas tem mais condições de superar suas misérias psíquicas, mas também de se humanizar, ou seja, de se tornar tolerante, serena e humilde, pois reconhece, suas limitações, suas fragilidades.
A Mesa-Redonda do "Eu" nos tira do trono do orgulho, da auto-suficiência. Raramente consigo julgar, sofrer em demasia e desistir das pessoas que me aborrecem, porque tenho aprendido a fazer um autodiálogo. Essa prática me faz interiorizar e compreender que eu também tenho muitas falhas e limitações. Quando você entende sua pequenez é fácil entender a pequenez dos outros. Quando nos colocamos num pedestal é fácil julgar e condenar.
A grandeza de ser um humano está na sua capacidade de se fazer pequeno para poder se colocar no lugar dos outros e entender o que está por detrás das suas reações...
Se os terroristas palestinos praticassem a Mesa-Redonda do "Eu", eles jamais explodiriam seus corpos para destruir pessoa inocentes. Entenderiam que não somos árabes, judeus e americanos, mas membros de uma única e inestimável espécie. Amariam mais, julgariam menos, compreenderiam mais. Entenderiam que os erros que são cometidos contra seu povo são fruto de uma espécie que não se interioriza nem reconhece suas falhas.
Do mesmo modo, se os judeus praticassem essa técnica, entenderiam que, independente das suas diferenças culturais e religiosas, os palestinos são mais do que sangue do seu sangue, mas portadores idênticos do mesmo fascinante espetáculo dos pensamentos. Eles iriam para a Faixa de Gaza, se abraçariam, se beijariam e escreveriam novas páginas na história.
Quem faz a Mesa-Redonda do "Eu" fortalece sua capacidade de ser autor da sua história, de tomar decisões, de fazer escolhas e de compreender que toda escolha implica perdas. Não é possível escolher a paz sem sofrer perdas. No campo dos conflitos sociais, quem tem mais consciência da grandeza da vida tem de estar disposto a sofrer mais perdas.

Augusto Cury in "12 Semanas para mudar uma vida"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails