quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Uma reflexão sobre o desapego...

Uma querida amiga escreveu este texto e dedicou-me carinhosamente. Compartilho aqui esta bonita reflexão sobre o desapego (Por Rosana)


                                                                      Desapego

Quando pensamos em um ser altamente espiritualizado faz mais sentido imaginar essa pessoa no alto de uma montanha usando roupas de cores neutras e meditando, ou na frente do computador colocando o que está pensando no Twitter?

De alguma forma, na nossa percepção, o desapego aparece com um sintoma de que a vida espiritual de uma pessoa foi adiante. E isso realmente é verdade. Descobrir o ...lado religioso e espiritual normalmente põe em foco o valor que damos para as coisas. Nos grandes homens de Deus, isso fica muito nítido. É difícil pensar em Jesus reclamando de um discípulo que acabou de comer o último pão da cesta ou Abraão correndo para ser o primeiro na fila do táxi.

Mas, essa imagem, embora admirável, acaba gerando um abismo entre nós e o desapego. Por que encaramos o modelo de um grande mestre como patamar inatingível, e dizemos a nós mesmos que nunca vamos chegar lá. O que quero dizer é que, parece haver um conflito entre a vida espiritual e a vida “material”, ou seja, a vida que levamos normalmente – emprego, escola, casa, família, contas. Parece que se conquistarmos muitas coisas, necessariamente, ficaremos presos a elas por meio do apego e, por outro lado, parece que a outra opção – uma vida “desapegada” – é comprar uma barraca, parar de tomar banho e ir vender acessórios pela cidade. Mas esse conflito não precisa – nem deveria – existir.

Pra começar, todos nós somos desapegados em diversos momentos da nossa vida. É tão natural que nem percebemos. Geralmente, esse desapego, se revela em alguma coisa com a qual não damos a mínima. Tipo quando você, meio sem fome, escolhe um prato em um restaurante e o garçom solta o famoso “tem, mas acabou..” . O que você faz? Se suicida? Claro que não! Você nem pensa duas vezes, escolhe outro prato ou até desiste de comer. Desapego puro!
O que é mais interessante é que essa cena revela nossa maior dificuldade em relação ao desapego (normalmente nós confundimos “gostar e cuidar” com “apegar-se a”). Para nós, o nível de desapego com relação a uma coisa é inversamente proporcional ao nível de afeto que temos por ela. Quanto mais amamos, mais nos prendemos ao que é amado.

Natural, não? Quem não gosta de ter sempre por perto a família, amigos, o namorado, noivo? Quem não tem uma roupa preferida, uma comida predileta? Até aí tudo bem. Mas, pense por um instante quantas dessas coisas poderiam pôr você numa pior se você as perdesse. Parentes que brigam, amigos que se mudam, o noivado/namoro que acaba, bichinhos de estimação que passam dessa pra melhor... A lista pode ficar bem grande, afinal, a perda é parte da vida . E perda para nós é sofrimento. Então constatamos, por que gostamos, sofremos? É possível gostar e não ser apegado?

Vamos supor que você recebeu flores no aniversário de namoro. Quando você as viu pela primeira vez, ficou encantada. Mas, em cinco dias, elas terão murchado completamente, e toda beleza terá desaparecido. Faz sentido chorar pelo ciclo natural da vida?
Uma vez, um amigo comentou comigo sobre um casal que havia perdido o filho. Ele me disse que eles nunca mais foram o mesmos e que, apesar de terem superado a perda, a alegria de viver nunca havia voltado. Eu disse a ele que provavelmente eles não haviam superado realmente a perda, então. Ele respondeu dizendo que eu dizia aquilo por que eu não tinha filhos e que não entendia e etc.. Eu me calei, o que você fala em uma hora dessas não é? Não tenho filhos mesmo. Mas fiquei pensando , que a perda de uma vida acabou resultando na perda de outras duas. Ao se apegarem à memória do filho e da vida que tinham antes, os pais vedaram, a si mesmos o acesso a uma vida feliz. Diferente da que tinham antes com certeza, mais contemplativa talvez, mas feliz certamente. Não importa o que venhamos a perder, a possibilidade de felicidade não nos está negada. Por que ela não está fora, mas dentro de nós. E realizar isso abre as portas para o desapego.

De novo – perder é parte da vida. Tudo que tem um começo, tem um fim. O desapego não brota de um não- gostar, de ser indiferente. O desapego floresce de um entendimento profundo do ciclo da vida. É tão fácil dizer “Oi!”, por que é tão difícil dizer “adeus”? Se “o futuro é uma astronave que tentamos pilotar”, como diz Toquinho, o presente é uma estação espacial, cheia de possibilidades. Embarcamos em diversas jornadas ao longo da vida, algumas vezes acompanhados, outras vezes sozinhos. Encontramos e nos despedimos das pessoas diariamente sem saber se as veremos de novo, mas dizemos “ até logo” assumindo que o “logo” virá.

Que possamos nos desprender das coisas “materiais” que amamos, como nos desprendemos de tudo que passa. Os momentos com essas coisas/pessoas pode ter sido ótimo, os melhores de sua vida, mas acaba.. Como a palavra de Deus fala:
“ Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” (2Co 4:18)
Desapego é liberdade. É oportunidade. Coisas novas querem vir. Mas não esqueça, um dia elas irão embora. E assim se faz o fluxo natural da vida.

Desapegue-se. Deixe vir, deixe ir...


Giovanna Belém,  in Facebook

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails