sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O mestre do perdão

    A vida social é uma fonte de prezer e um mercado de estresse. Ter amigos, filhos, colegas de trabalho, companheiros de esportes irriga a emoção com alegria, mas, frequentemente, causa também sofrimentos. Pontos de vista distintos, atitudes egoístas, rejeições, reações agressivas fazem parte do caldeirão de emoções da relações sociais.
   Não é possível viver em sociedade isentos de riscos. Viver com milhares de animais não nos expôe a frustrações, mas, se vivermos com um ser humano, é impossível evitá-las, por mais saudável que seja a relação. Jesus sabia da complexidade das relações humanas. As características de sua personalidade eram uma verdadeira enciclopédia sobre como ter qualidade de vida vivendo em sociedade.
   Vou citar algumas delas ue o tornaram o Mestre dos mestres das relações sociais:
  1. Tinha prazer intenso no convívio social.
  2. Doar-se para os outros regava sua vida com sentido
  3. Não esperava o retorno das pessoas
  4. Sabia que todos perdiam a paciência e a coerência nos focos de tensão.
  5. tinha consciência de que os fortes compreendem e os frágeis condenam.
  6. Amava as pessoas independentemente dos seus erros.
  7. Apaziguava a sua emoção por usar a arte do perdão.
   Há muito que se falar sobre cada uma dessas características, mas gostaria de comentar aqui a arte do perdão. A arte do perdão esta relacionada às demais características. Ela é uma ferramenta que poucos sabem usar. Psiquiatras e psicólogos tornam áridos os solos da sua psique porque não são treinados a desenvolver na faculdade essa preciosa arte.
   Tratei de vários psicólogos que sofriam intensamente devido aos seus conflitos sociais. Esperavam muito dos outros, não sabiam apaziguar sua emoção. A primeira pessoa a se beneficiar do perdão é aquele que perdoa e não aqule que é perdoado.
   Jesus não levava para o teatro da sua mente seus conflitos sociais. Ele divulgava e vivia a arte do perdão. Ninguém era seu inimigo, ninguém lhe roubava a paz. Como ele conseguia perdoar pessoas tão injustas e ser livre?
   O seu segredo era que ele primeiramente compreendia e depois perdoava. Não perdoava por perdoar. Perdoava porque compreendia as misérias psíquicas ocultas das pessoas que  feriam.
   Para ele, os agressivos, impulsivos, discriminadores, eram violentos consigo mesmos, escravos dos seus conflitos. Perdoava sem esforço. Aquietava sua emoção, liderava seus pensamentos e dormia tranquilo no terreno das rejeições e das mágoas. Se muitos psiquiatras e psicoterapeutas voltassem ao túnel do tempo e tivessem a oportunidade de ser treinados pelo Mestre dos mestres, tornar-se-iam profissionais muito melhores do que são hoje.
   Quem não resolve seus sentimentos de culpa alimenta sua ansiedade, quem não resolve suas frustrações destrói sua tranquilidade. Se você não enxergar o que se esconde por detrás dos seus erros, será intolerante e autopunitivo, não aceitará seus erros, exigirá demais de si mesmo. Se você não compreender que se enconde por trás das falhas dos outros, desistirá deles. Para perdoar não bastar amar, é preciso pensar e compreender. 
   Ao morrer na cruz, o Mestre da vida disse: "Pai, perdoa-os porque eles não sabem o que fazem". Ele desculpou seus carrascos, porque compreendeu que eles eram escravos dos sistema social. Foi livre até enquanto morria. Que homem é esse que demonstrou qualidade de vida emocional até quanto seu corpo agonizaca? Sua psicologia era profunda. O AMOR A COMPREENSÃO E O PERDÃO TECIAM SUA ALMA.
   Qual é a maior vingança contra uma pessoa que o decepcionou? É compreender sua fragilidade e perdoá-la. Perdoe e você ficará livre dela. Odeie-a e ela dormirá com você e perturbará seu sono. 
   Saiba que por detrás de uma pessoa autoritária se esconde uma pessoa frágil. Por detrás de uma pessoa agressiva se esconde uma pessoa infeliz. Surpreenda-as, elogie-as, perdoe-as. Dentro das pessoas mais complicadas há uma criança que precisa de atenção e carinho. 

Augusto Cury, in 12 Semanas para mudar uma vida 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails