terça-feira, 27 de setembro de 2011

TESOURO NOS " TESOUROS"

Na sociedade contemporânea e também nos tempos passados, o ser humano não cessa de procurar, buscar e acumular tesouros, levando em consideração que, o que é tesouro para um, poderá não ser para o outro. Sendo assim, tesouro é aquilo que valorizamos como tal, estes poderão ser a família, os amigos, objetos, um automóvel, casas ou até mesmo um descontraído e sincero sorriso. Ora, então somos, cada uma sua maneira, todos ricos!

O fato de sermos "ricos", por valorizar tais coisas e/ou pessoas, sentimentos e emoções como "tesouros" isto é ruim ou bom? se somos "ricos", então por quê o ser humano ainda é um ser insatisfeito e descontente? as respostas estarão sempre relacionadas as experiências,opções e opiniões de cada um.

Acredito que "tesouros" não se resume em dar valores às conquistas,pessoas e também às coisas,mas em apreciá-los com espírito de mendigo que vive a doação,isto é,recebemos mas não temos posse de nada. A riqueza mais sadia é aquela que temos tudo, mas não temos nada. É de suma importância lembrar que, não me refiro a dar importâncias à todas as situações já mencionadas, de forma descartável, mas, uma busca de apreciar,sem que isto nos leve ao egoísmo e a ganância. Apreciar e não meramente valorizar. E até mesmo para chegarmos a este ponto de, valorizarmos tudo o que temos,somos e conquistamos, ou melhor, pra que o "tesouro" seja tesouro, precisamos ter a coragem de nos abaixar e nos envolvermos com o terreno, vasculhar até encontrar. E lá...bem no centro de nosso ser, encontraremos nosso(s)tesouro(s). A final, já sabemos que tesouro não é algo facilmente visível aos nossos olhos. E se já vimos nosso(s)"tesouro"(s),podemos ter certeza de que o tesouro está naquilo que ainda não apreciamos. Enquanto o ser humano procurar acúmulos de pessoas, sentimentos, coisas, conhecimentos...estará sempre "pobre" apesar de tantas riquezas.

Autora: Noviça Darkila Camila

Related Posts with Thumbnails