quarta-feira, 20 de julho de 2011

Amizade, cativar e cultivar...

“Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo"  (Saint-Exupéry)

A verdadeira amizade é um dom precioso de Deus, um bálsamo para a alma, um grande tesouro, e como nos faz bem ter amigos verdadeiros, pois nenhum homem é uma ilha. Vemos nos evangelhos que o próprio Jesus quis ter amigos e gostava de estar rodeados deles. O livro "O Pequeno Príncipe" do escritor francês Antoine Saint-Exupéry, indicado para leitura em qualquer idade, nos fala dos valores da amizade de forma simples, porém profunda.

"O pequeno príncipe vivia só em seu planeta. Como não suportou mais a falta de um amigo, saiu à procura, por todo o Universo, de quem o compreendesse e aceitasse sua amizade. Chegou a Terra e ficou parado, próximo a um trigal, à espera de alguém para conversar...

Ser amigo é cativar o outro, é criar laços... 

Eis o diálogo do principezinho com a Raposa:

- Vem brincar comigo, propôs o principezinho. Estou tão triste…

- Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. Não me cativaram ainda.

- Que quer dizer "cativar"?

É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa "criar laços…"

- Criar laços?

- Exatamente, disse a raposa. Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo…

Cada amigo que conquistamos e cativamos nos é especial e único, cada um com suas subjetividades e peculiaridades. As experiências de amizades começam em nossa vida desde muito cedo, quando começamos a descobrir o mundo na nossa infância e começamos a perceber quão importante é ter amigos com quem contar e partilhar alegrias. Estes tornam-se personagens importantíssimos das diversas páginas da nossa vida. E passam-se anos e anos, e os laços não se desfazem, nem pelo tempo, nem pela distância.

Outro trechinho do diálogo entre o principezinho e a raposa é de grande riqueza:

Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra. O teu me chamará para fora da toca, como se fosse música. E depois, olha! Vês, lá longe, os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelos cor de ouro. Então será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo, que é dourado, fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo…

Os grandes amigos, verdadeiramente, tornam nossos fardos mais leves, partilhar o sofrimento, saber quem nos ama nos momentos difíceis, receber carinho e compreensão dos amigos são formas de sentir-se acolhido pelo próprio Cristo amigo, experimentar a singeleza dos mais simples atos de amizade sincera de um amigo é uma experiência realmente inexplicável, coisa divina mesmo.

Cultivar amizades verdadeiras nos desafia também a sermos mais humanos e acolhedores, é preciso ver além do que os olhos podem ver, pois por nossa natureza humana vez e outra nos encontraremos em situações delicadas, onde só um amigo fiel, compreensivo e companheiro poderá nos suportar e nos projetar a sermos melhores para nós e para o mundo.

Neste Dia do Amigo, rezemos por todos os nossos amigos, gratos à Deus por cada um deles, e por nossas experiências de amizade. Sou feliz por ter poucos, porém bons. Arde o coração de lembrar de cada um que me ajudaram e me ajudam a caminhar, aos que me acolheram em momento difíceis, aos que foram um frestra de luz na minha escuridão, falando as vezes coisas que não gostaria de ouvir, mas que foram necessárias para o amadurecimento. Agradeço à Deus por cada um... e por ter me permitido olha-los com os olhos do Coração... 

Pois só se vê bem com os olhos do Coração...

...Porque o essencial é invisível aos olhos (Saint-Exupéry)


Feliz Dia do Amigo!

Carinhosamente...

Rosana...
Related Posts with Thumbnails