quinta-feira, 19 de maio de 2011

A FAMÍLIA SANTUÁRIO DA VIDA


       “Se o Senhor não constrói a casa, em vão labutam os seus construtores; se o Senhor não guardará a cidade, em vão vigiam os guardas”

         A família é o fundamento, da Igreja da nação e da sociedade. Na família, pela vontade de Deus nascem as crianças. A família as nutre, educa e prepara para a vida, isto é, começa a construir seu futuro. A família é a menor, mas a mais importante célula da vida social. Como é a família, assim será a comunidade, a nação e o mundo inteiro.

         Deus delegou a nossos pais para nos dar a vida, iniciar a nossa existência biológica. São os pais que formam a família eles são os nossos próximos mais queridos, pois são os representantes de Deus na terra. Deus colocou em suas mãos a responsabilidade de dar a educação e a formação, a responsabilidade de formar uma família cristã.

         A família é a escola elementar da vida, cada criança na família é como uma folha de papel branco, e o que nela primeiro for escrito isso ficará para a vida inteira. A criança também é como aquela arvorezinha que pode ser facilmente inclinada ou replantada.

        A família ensina a criança às primeiras letras do alfabeto da vida. Os pais podem educar a criança como desejarem; podem dela fazer um anjo ou um monstro, dependendo da educação e da instrução que lhe for dada.

       Sobretudo, a educação cristã na família tem grande importância e valor. A religião é o único fundamento da verdadeira educação e formação, a religião é a única que realiza com êxito a formação da alma da criança. Enfim, a responsabilidade da educação cristã da criança depende da responsabilidade dos pais.

      A religião não é somente importante para educação integral da criança, mas ela é também insubstituível. A primeira educação na família deve estar voltada à oração; os pais são os primeiros que devem ensinar a rezar. Mais tarde, a Igreja e a escola irão ajudar a família nesta missão.

     Muitas vezes encontramos os mais diversos problemas na família: famílias marcadas pelas tragédias, atormentadas pelos conflitos, pela negligência e abusos. O que elas precisam é ler o manual da vida para encontrar o jeito certo de construir e manter bons lares. Estas regras de formação encontram-se na Bíblia. Ela os guiará.

Por Melécio Kraiczyi



Related Posts with Thumbnails