quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Festa de Nossa Senhora do Seringueiro

Com alegria estamos nos preparando para este grande evento de nossa Diocese de Guajará-Mirim-Ro. No dia 28 de Novembro iniciou a Novena de Nossa Senhora do Seringueiro às 19:00 hs o terço em seguida missa com novena, hoje dia 30 é o terceiro dia com o tema: "Maria torna-se Mãe de Jesus" (Lc 2s). Dia 08 de dezembro às 09:00hs Missa Solene na Catedral! com a posse de Dom Benedito Araújo. O povo de Deus todos trabalhando em prol deste acontecimento. Venha participar conosco!

Fonte: http://irmsdesocarlosdelyon.blogspot.com/


Programação Completa:

28.11 - Terço meditado e Novena com Missa - 18:45h
29.11 a 02.12 - Terço e Novena com Missa - 19:00h
03 e 04.12 - Terço e Novena com Missa - 18:00h
05.12 - Terço e Novena com Missa - 19:00h
06.12 - Coroação de Nossa Senhora - 19:00h
07.12 - Arraial com festival de prêmios - 20:00h
08.12 - Missa em Ação de Graças pelos 33 anos de Pastoreio de  Dom Geraldo Verdier
e Posse de Dom Benedito Araújo - 09:00h

A alma busca Deus...

10 de Fevereiro 1916

(...)Esta fome, que me acompanha por tantos anos, era a vontade de enxergar o que estava além de mim. Tentei de diversas maneiras, e agora encontrei o único caminho certo: através de Deus.
A alma procura Deus, como o ar quente busca as alturas, e os rios correm para o mar. A alma tem dois poderes: o desejo de buscar, e a capacidade de lutar por este desejo.
E a alma nunca perde seu caminho, da mesma maneira que a água não corre montanha acima. Por isso, todas as almas estarão em Deus, não importa quanto tempo isto demore.
O sal não perde suas propriedades, mesmo quando misturado a todas as águas do oceano. A alma não perde esta fome de Deus; ela é eterna, e um dia será saciada.
A alma jamais deixara de buscar a Deus. E quando o encontrar, irá descobrir que Ele também a estava buscando.»

Khalil Gibran, em Cartas de Amor do Profeta

A vida como obra de arte...

"Acho que a grande criatividade é aquela que soubermos pôr nos nossos atos: fazer da nossa vida uma obra de arte: pôr na nossa vida a nossa individualidade mais identificada e com um verdadeiro sentido estético na relação com os outros e com o mundo, é a nossa grande criação."

António Alçada Baptista, em "O Riso de Deus"

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O mestre do perdão

    A vida social é uma fonte de prezer e um mercado de estresse. Ter amigos, filhos, colegas de trabalho, companheiros de esportes irriga a emoção com alegria, mas, frequentemente, causa também sofrimentos. Pontos de vista distintos, atitudes egoístas, rejeições, reações agressivas fazem parte do caldeirão de emoções da relações sociais.
   Não é possível viver em sociedade isentos de riscos. Viver com milhares de animais não nos expôe a frustrações, mas, se vivermos com um ser humano, é impossível evitá-las, por mais saudável que seja a relação. Jesus sabia da complexidade das relações humanas. As características de sua personalidade eram uma verdadeira enciclopédia sobre como ter qualidade de vida vivendo em sociedade.
   Vou citar algumas delas ue o tornaram o Mestre dos mestres das relações sociais:
  1. Tinha prazer intenso no convívio social.
  2. Doar-se para os outros regava sua vida com sentido
  3. Não esperava o retorno das pessoas
  4. Sabia que todos perdiam a paciência e a coerência nos focos de tensão.
  5. tinha consciência de que os fortes compreendem e os frágeis condenam.
  6. Amava as pessoas independentemente dos seus erros.
  7. Apaziguava a sua emoção por usar a arte do perdão.
   Há muito que se falar sobre cada uma dessas características, mas gostaria de comentar aqui a arte do perdão. A arte do perdão esta relacionada às demais características. Ela é uma ferramenta que poucos sabem usar. Psiquiatras e psicólogos tornam áridos os solos da sua psique porque não são treinados a desenvolver na faculdade essa preciosa arte.
   Tratei de vários psicólogos que sofriam intensamente devido aos seus conflitos sociais. Esperavam muito dos outros, não sabiam apaziguar sua emoção. A primeira pessoa a se beneficiar do perdão é aquele que perdoa e não aqule que é perdoado.
   Jesus não levava para o teatro da sua mente seus conflitos sociais. Ele divulgava e vivia a arte do perdão. Ninguém era seu inimigo, ninguém lhe roubava a paz. Como ele conseguia perdoar pessoas tão injustas e ser livre?
   O seu segredo era que ele primeiramente compreendia e depois perdoava. Não perdoava por perdoar. Perdoava porque compreendia as misérias psíquicas ocultas das pessoas que  feriam.
   Para ele, os agressivos, impulsivos, discriminadores, eram violentos consigo mesmos, escravos dos seus conflitos. Perdoava sem esforço. Aquietava sua emoção, liderava seus pensamentos e dormia tranquilo no terreno das rejeições e das mágoas. Se muitos psiquiatras e psicoterapeutas voltassem ao túnel do tempo e tivessem a oportunidade de ser treinados pelo Mestre dos mestres, tornar-se-iam profissionais muito melhores do que são hoje.
   Quem não resolve seus sentimentos de culpa alimenta sua ansiedade, quem não resolve suas frustrações destrói sua tranquilidade. Se você não enxergar o que se esconde por detrás dos seus erros, será intolerante e autopunitivo, não aceitará seus erros, exigirá demais de si mesmo. Se você não compreender que se enconde por trás das falhas dos outros, desistirá deles. Para perdoar não bastar amar, é preciso pensar e compreender. 
   Ao morrer na cruz, o Mestre da vida disse: "Pai, perdoa-os porque eles não sabem o que fazem". Ele desculpou seus carrascos, porque compreendeu que eles eram escravos dos sistema social. Foi livre até enquanto morria. Que homem é esse que demonstrou qualidade de vida emocional até quanto seu corpo agonizaca? Sua psicologia era profunda. O AMOR A COMPREENSÃO E O PERDÃO TECIAM SUA ALMA.
   Qual é a maior vingança contra uma pessoa que o decepcionou? É compreender sua fragilidade e perdoá-la. Perdoe e você ficará livre dela. Odeie-a e ela dormirá com você e perturbará seu sono. 
   Saiba que por detrás de uma pessoa autoritária se esconde uma pessoa frágil. Por detrás de uma pessoa agressiva se esconde uma pessoa infeliz. Surpreenda-as, elogie-as, perdoe-as. Dentro das pessoas mais complicadas há uma criança que precisa de atenção e carinho. 

Augusto Cury, in 12 Semanas para mudar uma vida 

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A voz da caridade

''O senhor não daria banho a um leproso nem por um milhão de dólares? Eu também não. Só por amor se pode dar banho a um leproso.''

Madre Tereza de Calcutá

Aprendi a viver

Assim eu vejo a vida
A vida tem duas faces:
Positiva e negativa
O passado foi duro
mas deixou o seu legado
Saber viver é a grande sabedoria
Que eu possa dignificar
Minha condição de mulher,
Aceitar suas limitações
E me fazer pedra de segurança
dos valores que vão desmoronando.
Nasci em tempos rudes
Aceitei contradições
lutas e pedras
como lições de vida
e delas me sirvo
Aprendi a viver.

Cora Coralina

Pela manhã...

Abençoado dia a todos os que nos visitam!
Bjo,
Rosana

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Onde está nossa esperança?

"Agora, pois, SENHOR, que espero eu?
A minha esperança está em ti"
Salmo 39:7

Lindo dia cheio de Esperança para você!
Bjo,
Rosana

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Breve "tour" pelos acontecimentos na Diocese de Guajará-Mirim

Região Sede

 Mini-Assembléia da Catequese
Aos 20 de novembro de 2011, catequistas das paróquias que compõem a Região Sede estiveram reunidos no Centro de Treinamento São José, Guajará-Mirim-Ro. Para saber mais visite o blog Catequese Evangelizadora.
--------------------------------------------



Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Também neste último domingo 20, realizou-se na paróquia um encontro de formação tendo como tema principal a "Comunicação". Os participantes presentes puderam partilhar suas experiências relacionadas à comunicação em seus campos de atuação pastoral, como também, aprender um pouco com a vasta experiência do missionário Rafael Soares, que é Jornalista atuante na Rádio Colméia, emissora católica vinculada à Arquidiocese de Maringá-PR. 


 ----------------------------

Ainda este mês de novembro a paróquia recebeu o missionário do MEAC (Missionários para Evangelização e Animação de Comunidades) Odilmar de Oliveira Franco, que ministrou palestras sobre o Dízimo na comunidade e falou sobre sua experiência pessoal como dizimista. 


--------------------------------------------------




E o Projeto Missão Jovem da Pastoral da Juventude está a todo vapor. Neste final de semana foi realizada nova etapa no Bairro Jardim das Esmeraldas.


-------------------------------------------------


Está chegando o dia no qual comemoraremos os 33 anos de pastoreio de Dom Geraldo Verdier, como também, a posse de Dom Benedito Araújo como novo Bispo da Diocese de Guajará-Mirim. A celebração acontecerá no dia 8 de Dezembro, às 09:00 na Catedral Nossa Senhora do Seringueiro.



---------------------------------------


Em breve mais notícias da região sede e demais regiões pastorais. 
Abraço, 
Rosana

Sangue é vida...

25 DE NOVEMBRO É CELEBRADO O DIA NACIONAL DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE


"FAÇA ALGUÉM NASCER DE NOVO" - A Campanha já começou neste ano de 2011


É uma campanha de doação de sangue do Ministério da Saúde. Com ela, procuramos sensibilizar o maior número possíveis de pessoas para que doem sangue. A doação de sangue é rápida, segura e não dói. Se cada pessoa doasse duas vezes ao ano, não faltaria sangue para transfusão no país.


Ajude você também!
Doar sangue é um ato de amor e de solidariedade. E salva vidas!!
Lembre-se, as condições básicas necessárias para doar sangue são:


· Sentir-se bem, com saúde;
· Apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial;
· Ter idade entre 18 e 65 anos;
· Ter peso acima de 50kg.


Mais informações, procure um Hemocentro (bem referenciado) perto de você e
acesse: www.facaalguemnascerdenovo.com.br e confira os depoimentos de quem nasceu de novo.

Fonte: www.saude.gov.br


Por: Rosana

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Eu tenho um sonho...

"Eu guardei muitas coisas em minhas mãos, e perdi todas; mas todas que coloquei nas mãos de Deus, essas eu ainda possuo."

Martin Luther King

"Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados pelo caráter, e não pela cor da pele." Este é um trecho do famoso discurso de Martin Luther King em Washington, capital dos Estados Unidos, proferido no dia de 28 de agosto de 1963, numa manifestação que reuniu milhares de pessoas pelo fim do preconceito e da discriminação racial.

Martin Luther King Jr. era filho e neto de pastores protestantes batistas. Fez seus primeiros estudos em escolas públicas segregadas e graduou-se no prestigioso Morehouse College, em 1948.

Formou-se em teologia pelo Seminário Teológico Crozer e, em 1955, concluiu o doutorado em filosofia pela Universidade de Boston. Lá conheceu sua futura esposa, Coretta Scott, com quem teve quatro filhos.
Em 1954 Martin Luther King iniciou suas atividades como pastor em Montgomery, capital do estado do Alabama. Envolvendo-se no incidente em que Rosa Parks se recusou a ceder seu lugar para um branco num ônibus, King liderou um forte boicote contra a segregação racial. O movimento durou quase um ano, King chegou a ser preso, mas ao final a Suprema Corte decidiu pelo fim da segregação racial nos transportes públicos.

Em 1957 tornou-se presidente da Conferência da Liderança Cristã do Sul, intensificando sua atuação como defensor dos direitos civis por vias pacíficas, tendo como referência o líder indiano Mahatma Gandhi.

Em 1959, King voltou para Atlanta para se tornar vice-pastor na igreja de seu pai. Nos anos seguintes participou de inúmeros protestos, marchas e passeatas, sempre lutando pelas liberdades civis dos negros.

Os eventos mais importantes aconteceram nas cidades de Birmingham, no Alabama, St. Augustine, na Flórida, e Selma, também no Alabama. Luther King foi preso e torturado diversas vezes, e sua casa chegou a ser atacada por bombas.

Em 1963 Martin Luther King conseguiu que mais de 200.000 pessoas marchassem pelo fim da segregação racial em Washington. Nesta ocasião proferiu seu discurso mais conhecido, "Eu Tenho um Sonho". Dessas manifestações nasceram a lei dos Direitos Civis, de 1964, e a lei dos Direitos de Voto, de 1965.

Em 1964, Martin Luther King recebeu o Prêmio Nobel da Paz. No início de 1967, King uniu-se aos movimentos contra a Guerra do Vietnã. Em abril de 1968, foi assassinado a tiros por um opositor, num hotel na cidade de Memphis, onde estava em apoio a uma greve de coletores de lixo."

Martin Luther King

*15/01/29 - 04/04/68+

Fonte: http://educacao.uol.com.br/biografias/martin-luther-king.jhtm

Não desista dos seus sonhos, se não acontecerem, sonhe outros sonhos!

Por: Rosana Abrahim











sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Nos passos de Maria - 2º dia


2º Dia
Inspiração
•••••••••
Mateus 1,22

Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor
havia dito pelo profeta:
"Vejam: a virgem conceberá e dará à luz um filho.
Ele será chamado pelo nome de Emanuel,
que quer dizer: Deus está conosco"
••••••••••

Mensagem:

A história que vivemos não é apens a nossa história. É também a história de Deus e, muito mais do que isso, a história que esse Deus escreve para nos salvar: a história da salvação. Muitas vezes reduzimos, egoisticamente, tudo a nós mesmos. Pensamos em "minha história", em "minha biografia", enquanto Deus está pensando na história que envolve a todos e, aliás, na própria história d'Ele.
Os profetas já anunciavam que uma virgem daria à luz um filho. Mas às vezes penso que compreendemos de forma inadequada essa frase. Corremos o risco de pensr que tudo já estava predeterminado e que Maria foi apenas uma peça a mais no grande quebra-cabeça que Deus estava montando. Dessa forma, reduzimos Maia a uma mera pela que foi manipulada.
Não, Maira não nsace pronta e acabada. Ea passa por situações difíceis e desafiadoras, que vão contribuindo para o seu crescimento na fé. Ela estava sempre em processo. Ela mesma não se via apenas como o fruto de uma profecia, mas sim como uma mulher que precisava se construir e se forma para cumprir uma missão. Assim, como Maria, não nascemos prontos. Essa compreensão faz com que olhemos para nós mesmos como eternos aprendizes que caminham em direção a Deus.
As palavras do profeta apontam para o futuro. No entanto, é Maria  que decide a respeito do seu presente. Ela conhece as palavras proféticas do passado, mas precisa ler essas mesmas palavras para o seu presente. Ao interiorizar a palavra de Deus e dela se alimentar, se descortinam uma nova realizade e uma nova percepção da vida. Ela sabe que Deus não falou somente par ao passado. Deus é um Deus do presente e, por isso, procura essa voz ressoando no presente dela.
A beleza dessa compreensão reside no nome da criança: Emanuel, que significa "Deus está conosco". A percepção mais pura e cristalina de que Deus não se esconde e age no passado, que se encontra agindo no presente de Maria e de todos nós. Afinal, até hoje, quando pronunciamos "Emanuel", estamos, como Maria, afirmando que Deus está conosco. É Maria nos ensinando a nos libertar do passado e a encontrar Deus agindo em nosso presente.
Em Maria, Deus sempre é conjugado no presente e isso fez uma diferença fundamental na maneira de ela viver e sobreviver em meio às dificuldades que se apresentam diariamente.

Oração do dia

"Senhor, muitas vezes não enxergo sua boa mão agindo em meu presente.
Penso nostalgicamente em suas ações no passado e me esqueço
de que o Senhor continua a agir.
Peço-lhe: aja poderosamente no hoje da minha vida"


sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Nos passos de Maria...

Amigos visitantes,

Postarei aqui 30 reflexões retiradas do livro Nos passos de Maria, para lermos, rezarmos e meditarmos inspirados naquela que agradou a Deus e foi escolhida para ser a Mãe do Salvador.


Você está diante de um livro especial. O propósito dele é ajudá-lo(a) a caminhar a partir do jeito de ser, viver e sentir de Maria. O livro foi pensando para se utilizado de forma diária e constante. A cada dia, você terá contato com um texto bíblico que faz referência a Maria. O texto biblíco serve como iluminação.
Nos passos de maria coloca você diatnte de Maria por 30 dias. Que esses dias possam fazer diferença em você, e que, a partir deles, você desfrute das bençãos e da proteção de Maria.

Luiz Alexandre Solane Rossi, in Nos passos de Maria



               1º Dia

Insipiração
Mateus 1,18

•••••••••••
A origem de jesus, O Messias, foi assim:
Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e,
antes de viverem juntos,
ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo
••••••••••••

Mensagem

Uma das imagens mais belas do Espírito Santo é aqula em que ele é mostrado como se fosse um vento. E, entre tantas possibilidades que vêm à mente, o vento pode ser visto como movimento e, portanto, ação. Não já passividade no Espírito e, de forma consequente, todas as pessoas com as quais ele tem contato são levadas ao movimento e à transformação. Onde o Espírito chega, a passividade diz adeus e se instala de forma absoluta o desejo de mudar. 
Maria ficou grávida porque o Espírito agiu sobre ela. A partir desse momento, Maria passaria pela maior das mudanças que poderia sequer sonhar. Jamais alguém foi transformado de tal forma e magnitude quanto Maria. Até então, ela se encontrava presa aos afazeres do cotidiano de qualquer mulher de seu tempo. Mas, quando Maria percebe o vento novo que sopra em sua direção, se conscientiza de que está na hora de ser e de viver como uma nova mulher.
O transcendente toma conta de Maria. Ela está grávida não de um projeto jumano que vem do alto e que é maior do que ela mesma. O maior de todos os projetos coube adequadamente no ventre de Maria. A beleza de Deus se manifesta na grandeza de seus projetos que nascem dentro de nós e que devem ser gestados para o mundo.
A ação do Espírito em Maria fez toda a diferença. Ela nunca mais seria a mesma. Sua vida estava irremediavelmente marcada e selada pela ação do Espírito. Seu ventre havia sido escolhido para abrigar o poder de Deus feito criança.
Penso na passividade que marca muitos de nós. Geralmente, reclamamos da monotonia e do cotidiano, que se repete à exaustão, cansando-nos e nos levando ao desespero da depressão. Esse ciclo interminável das mesmas coisas que se repetem nos contrange a ficar parados, como se não ouvesse mais caminhos a trilhar.
A mudança que alterou a rotina de Maria tem nome: Espírito Santo. Ela ficou cheia da maior de todas as forças e, por isso, desse encontro, ela saiu fortalecida. Seu cotidiano não estaria mais marcado pela mesmice, mas sim pela poderosa revolução que Deus estava fazendo em sua vida. Maria era uma mulher que vivia no Espírito Santo e, por isso, sua vida estava marcada pela suavidade do vento que refresca a vida, mas que também provoca as mais fundamentais mudanças em nosso modo de ser e de viver.
Nossa passividade está em relãção direta com a nossa falta do Espírito. Não podemos e muito menos devemos colocar o Espírito Santo em grades. O lugar dele é dentro de nós. Podemos dizer que a maior e mais fundamental das revoluções tem início a partir do momento emque dizemos: "Vem, Espírito Santo, vem habitar em minha vida!".

Oração do dia
"Senhor, que, à semelhança de Maria,
seu Espírito Santo também possa habitar meu coração
 e transformar a minha vida"
Related Posts with Thumbnails