quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Fazer-se Criança...


Se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no reino dos céus.» (Mt. 18: 1-4)



"Permanecer criança é reconhecer o seu próprio nada, esperar tudo de Deus, como um menino espera tudo do seu pai...Ser pequeno significa não atribuir a si mesmo as virtudes que se praticam, acreditando-se capaz de alguma coisa, mas reconhecer que Deus põe esse tesouro da virtude na mão da criança; mas é sempre tesouro de Deus". (Santa Teresa de Lisieux)


"... essa simplicidade de alma, esse terno abandono na majestade divina é a meta da nossa vida, que queremos alcançar, ou voltar a encontrar se alguma vez a conhecemos, pois é dom da infância, que muito amiúde não lhe sobrevive". (G. Bernanos)


"Salvar-se, segundo Jesus, é fazer-se progressivamente criança.


A criança é um ser essencialmente pobre e confiado, confiado porque sabe que à sua debilidade corresponde o poder de alguém; numa palavra, a sua pobreza é riqueza.


Por si, a criança não é forte, nem virtuosa, nem segura. Mas é como o girassol que todas as manhãs se abre para o sol; dele espera tudo, dele recebe tudo: calor, luz, força, vida."


(Ignacio Larrañaga, em "Mostra-me o Teu Rosto")


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

"EU VI DEUS PASSEANDO PELA MINHA CIDADE "

    Mais de 130 mil jovens de todo o mundo chegaram à Espanha antes do início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Madri, para passar dias de convivência com jovens espanhóis nas dioceses: 65 dioceses acolheram peregrinos de 137 países, dos cinco continentes.

    O plano desses dias variou de lugar para lugar. Peregrinos franceses acolhidos na diocese de Oviedo visitaram o santuário de Covadonga. A delegação italiana também visitou o santuário mariano e Santiago de Compostela.
    Em Valladolid, houve atividades espirituais e gastronômicas, além de voluntariado social. Além de iniciar em uma degustação de “tapas” os peregrinos da Tanzânia, Filipinas, Índia e Canadá, entre outros, ofereceram-lhes uma Via Sacra organizada pela juventude de Fresno del Viejo.
    Em Guadalajara, participaram de um Festival de Carismas. Lá, a recepção de peregrinos foi feita em famílias da diocese, muitas delas formadas por participantes de outras jornadas mundiais.
    Patrícia e Jorge, com um filho, acolheram três peregrinações da Califórnia. "Nós participamos na JMJ de Roma, em 2000, e vivemos os Dias nas Dioceses com uma família de Imola – explicaram. A JMJ é uma oportunidade de devolver o que nós recebemos há dez anos."
Castilha, terra de santos
    Ávila anunciou sua riqueza espiritual ao redor de Santa Teresa, com o retiro espiritual “Teresa de Jesus:enraizada e edificada em Cristo”. Desfrutaram, na imponente muralha da cidade, de um show de luzes e sons em 13 de agosto.
    A diocese de Burgos acolheu mais de 2 mil peregrinos de 18 países, com uma Eucaristia solene em honra de Santa Maria a Maior, padroeira da cidade.
    Presidida pelo arcebispo, foi concelebrada por 6 bispos – das dioceses de Montpellier, Carcassonne, Perpignan, Nimes, Saint John e Halifax – e mais de 200 sacerdotes.
    “Conhecer a riqueza espiritual da diocese de Burgos através dos seus santos mais representativos” foi o objetivo da vigília de oração “Burgos, terra de santos”, da qual participaram cerca de 3 mil pessoas, entre peregrinos e voluntários.
Seminaristas iraquianos em Córdoba
    Em Córdoba, o bispo Demetrio Fernández, na festa da Assunção, presidiu uma celebração internacional com milhares de jovens no estádio de Fontanar.
    Entre os peregrinos acolhidos em Córdoba, havia um grupo de iraquianos. O bispo teve um encontro com bispos e seminaristas da diocese de Mossul.
    “Estamos em presença de uma igreja que é perseguida. Eles são testemunhas da fé cristã”, destacou Dom Fernández.
    O arcebispo de Mossul explicou que, no norte o Iraque, há atualmente cerca de 40 mil católicos e um total de 24 sacerdotes, além de diversas ordens religiosas mistas que provêm de diferentes ritos, mas cuja obediência é pontifícia.
    Os dois bispos iraquianos disseram que mais de 50% dos cristãos – desde 2003, data da invasão do país pelos EUA – migraram para o interior do país ou para o exterior.
    No solo da Sagrada Família
    Na basílica da Sagrada Família de Barcelona, consagrada ao culto pelo Papa no último mês de novembro, foi preciso celebrar duas Missas internacionais no domingo, 14 de agosto, dada a impossibilidade de acolher em seu interior, em uma só celebração, os 12.300 jovens que passavam esses dias na arquidiocese de Barcelona antes de viajar a Madri.
    Na Eucaristia da manhã, predominaram o inglês e o alemão; na da tarde, o italiano e o francês.
    O arcebispo de Barcelona, cardeal Lluís Martínez Sistach, presidiu as duas Missas, nas quais numerosos jovens estavam sentados no chão das naves laterais.
    Um dia antes, no sábado 13, mais de 30 mil jovens católicos participaram de uma Eucaristia no Fórum de    Barcelona, construído para acolher, em 2004, o Fórum Universal das Culturas.
    “Eu vi a noite encher-se de festa cristã”
    “Vi os jovens chegarem com antecedência e as casas e corações se abrirem generosamente”, contou um sacerdote de Sevilha.
    “Vi os jovens chorando no confessionário, adorando o Santíssimo Sacramento do altar, e tudo com a alegria de ter Cristo diante deles”, confessou.
    “Vi o salão da prefeitura transformado em espaço para Deus, a generosidade do povo e todos dando o que tinham”, continuou.
    “Vi as pessoas rezando o terço como oração integradora e o povo saindo e entrando no grupo, porque aquilo era belo.”
    “Vi a noite encher-se de festa cristã, sem necessidade de recorrer a nada estranho para se divertir”, acrescentou.
    E concluiu: “Eu os vi pensar, orar, guardar silêncio e escutar... Em meio a tudo isso, a pergunta sempre direta é: e nós, o que temos que fazer?”.
Fonte: Zenit - (Nieves San Martín)


sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Visite...


Aos poucos vamos nos inserindo no mundo digital a fim de levar o trabalho missionário da Igreja em Guajará-Mirim ao conhecimento de mais pessoas. Atualmente, com o surgimento de novos meios de comunicação, o processo de evangelização não pode limitar-se aos métodos tradicionais, mas estar presente na cultura gerada pelas novas tecnologias que constituem o novo cenário para o anúncio do Reino de Deus a todos os povos.


Visite e conheça um pouco da missão evangelizadora na Diocese de Guajará-Mirim.
Clique no Link e visite a Página.


Acompanhe um pouco da caminhada da Catequese na Igreja de Guajará-Mirim. Textos, partilhas, reflexões, fotos, eventos, enfim, uma série de conteúdos inerentes aos trabalhos desta pastoral na Região Sede da Diocese de Guajará-Mirim.  

"O catequista deve viver sua experiência cristã e sua missão dentro de um grupo de catequistas,que dará continuidade à formação e oferecerá oportunidades para a oração em comum, reflexão, avaliação das tarefas realizadas, o planejamento e a preparação dos trabalhos futuros.Assim, o grupo de catequistas expressa mais visivelmente o caráter comunitário da tarefa catequética".



____________________________________________________________



"SIGAM-ME,EU FAREI DE VOCÊS PESCADORES DE HOMENS".(Mt 4,19)
SAV: É uma equipe que serve a comunidade, ajudando as pessoas a encontrar o seu lugar na comunidade.

_______________________________________________________


Um pouco do trabalho missiónário das Irmãs de São Carlos de Lyon em Guajará-Mirim  

Irmãs de São Carlos de Lyon: Carisma E Espiritualidade: O Carisma da Congregação das Irmãs de São Carlos de Lyon é a Evangelização. Evangelizar, eis a paixão de nosso fundador. Evangelizar, eis a paixão das Irmãs de São Carlos de Lyon e, esta nossa missão, nós a realizamos através do trabalho educacional e das diversas pastorais, principalmente na catequese.


____________________________________________________



 Espaço das comunidades, pastorais, movimentos e serviços da Paróquia.
 Paróquia localizada na Região Pastoral Sede de Guajará-Mirim, a qual celebrou neste ano de 2011 o Jubileu de Prata sob o Lema "Nossa paróquia 25 Anos sob o olhar da Mãe Aparecida tecendo redes de comunidades de Discípulos missionários do Senhor!



_______________________________________________________


 Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Colorado do Oeste/RO
Localizada na Região Pastoral Sul da Diocese de Guajará-Mirim, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Colorado d'Oeste conta com 65 comunidades rurais e urbanas.


_______________________________________________



Em 18 de março de 1989, é fundada a quase Paróquia "Nossa Senhora do Perpétuo Socorro", em Nova Esperança, hoje Corumbiara, confiada à equipe missionária do Projeto "Igrejas Irmãs" do Paraná. E em 18 de março de 1990, procedeu a Criação e Instalação Oficial da Paroquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, sendo desmembrada da Paroquia de Cerejeiras.
Atualmente a paroquia é formada por 35 comunidades rurais e cinco comunidades urbanas, mais a matriz.





________________________________________________



Localizada na Cidade de Cerejeiras a qual pertence à Região Pastoral Sul da Diocese de Guajará-Mirim.

 

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

São João Maria Batista Vianney

    João Maria Batista Vianney sem dúvida alguma, se tornou o melhor exemplo das palavras profetizadas pelo apóstolo Paulo: "Deus escolheu os insignificantes para confundir os grandes". Ele nasceu em 8 de maio de 1786, no povoado de Dardilly, ao norte de Lyon, França. Seus pais, Mateus e Maria, tiveram sete filhos, ele foi o quarto. Gostava de freqüentar a igreja e desde a infância dizia que desejava ser um sacerdote.
Vianney só foi para a escola na adolescência, quando abriram uma na sua aldeia, escola que freqüentou por dois anos apenas, porque tinha de trabalhar no campo. Foi quando se alfabetizou e aprendeu a ler e falar francês, pois em sua casa se falava um dialeto regional.
     Para seguir a vida religiosa, teve de enfrentar muita oposição de seu pai. Mas com a ajuda do pároco, aos vinte anos de idade ele foi para o Seminário de Écully, onde os obstáculos existiam por causa de sua falta de instrução.
    Foram poucos os que vislumbraram a sua capacidade de raciocínio. Para os professores e superiores, era considerado um rude camponês, que não tinha inteligência suficiente para acompanhar os companheiros nos estudos, especialmente de filosofia e teologia. Entretanto era um verdadeiro exemplo de obediência, caridade, piedade e perseverança na fé em Cristo.
     Em 1815, João Maria Batista Vianney foi ordenado sacerdote. Mas com um impedimento: não poderia ser confessor. Não era considerado capaz de guiar consciências. Porém para Deus ele era um homem extraordinário e foi por meio desse apostolado que o dom do Espírito Santo manifestou-se sobre ele. Transformou-se num dos mais famosos e competentes confessores que a Igreja já teve.
    Durante o seu aprendizado em Écully, o abade Malley havia percebido que ele era um homem especial e dotado de carismas de santidade. Assim, três anos depois, conseguiu a liberação para que pudesse exercer o apostolado plenamente. Foi então designado vigário geral na cidade de Ars-sur-Formans. Isso porque nenhum sacerdote aceitava aquela paróquia do norte de Lyon, que possuía apenas duzentos e trinta habitantes, todos não-praticantes e afamados pela violência. Por isso a igreja ficava vazia e as tabernas lotadas.
    Ele chegou em fevereiro de 1818, numa carroça, transportando alguns pertences e o que mais precisava, seus livros. Conta a tradição que na estrada ele se dirigiu a um menino pastor dizendo: "Tu me mostraste o caminho de Ars: eu te mostrarei o caminho do céu". Hoje, um monumento na entrada da cidade lembra esse encontro.
    Treze anos depois, com seu exemplo e postura caridosa, mas também severa, conseguiu mudar aquela triste realidade, invertendo a situação. O povo não ia mais para as tabernas, em vez disso lotava a igreja. Todos agora queriam confessar-se, para obter a reconciliação e os conselhos daquele homem que eles consideravam um santo.
    Na paróquia, fazia de tudo, inclusive os serviços da casa e suas refeições. Sempre em oração, comia muito pouco e dormia no máximo três horas por dia, fazendo tudo o que podia para os seus pobres. O dinheiro herdado com a morte do pai gastou com eles.
    A fama de seus dons e de sua santidade correu entre os fiéis de todas as partes da Europa. Muitos acorriam para paróquia de Ars com um só objetivo: ver o cura e, acima de tudo, confessar-se com ele. Mesmo que para isto tivessem que esperar horas ou dias inteiros. Assim, o local tornou-se um centro de peregrinações.
    O Cura de Ars, como era chamado, nunca pôde parar para descansar. Morreu serenamente, consumido pela fadiga, na noite de 4 de agosto de 1859, aos setenta e três anos de idade. Muito antes de ser canonizado pelo papa Pio XI, em 1925, já era venerado como santo. O seu corpo, incorrupto, encontra-se na igreja da paróquia de Ars, que se tornou um grande santuário de peregrinação. São João Maria Batista Vianney foi proclamado pela Igreja Padroeiro dos Sacerdotes e o dia de sua festa, 4 de agosto, escolhido para celebrar o Dia do Padre.

(Fonte: Paulinas)

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A casa

Certo dia, a solidão bateu à porta de um grande sábio. Ele convidou-a para entrar. Pouco depois, ela saiu decepcionada. Havia descoberto que não podia capturar aquele ser bondoso, pois ele nunca estava sozinho: estava sempre acompanhado pelo amor de Deus. De outra feita, a ilusão também bateu à porta daquele sábio. Ele, amorosamente, convidou-a a entrar em sua humilde morada. Logo depois, ela saiu correndo e gritando que estava cega. O coração do sábio era tão luminoso de amor que havia ofuscado a própria ilusão.
Em um outro dia, apareceu a tristeza. Antes mesmo que ela batesse à porta, o sábio assomou a cabeça pela janela e dirigiu-lhe um sorriso enternecedor. A tristeza recuou, disse que era engano e foi bater em alguma outra porta que não fosse tão luminosa.
A fama do sábio foi crescendo e a cada dia novos visitantes chegavam, objetivando conquistá-lo em nome da tentação. Em um dia era o desespero, no outro a impaciência. Depois vieram a mentira, o ódio, a culpa e o engano. Pura perda de tempo: o sábio convidava todos a entrar e eles saíam decepcionados com o equilíbrio daquela alma bondosa.
Porém, um dia a morte bateu à sua porta. Ele convidou-a a entrar. Os seus discípulos esperavam que ela saísse correndo a qualquer momento, ofuscada pelo amor do mestre. Entretanto, tal não aconteceu. O tempo foi passando e nem ela nem o sábio apareciam. Os discípulos, cheios de receio, penetraram a humilde casa e encontraram o cadáver de seu mestre estirado no chão.
Começaram a chorar ao ver que o querido mestre havia partido com a morte. Na mesma hora, entraram na casa a ilusão, a solidão e todos os outros servos da ignorância que nunca haviam conseguido permanecer anteriormente naquele recinto. A tristeza dos discípulos havia aberto a porta e os mantinha lá dentro.

Moral da história: “Entram em nossa morada aqueles a quem convidamos, mas só permanecem conosco aqueles que encontram ambiente propício para se estabelecerem.”


Related Posts with Thumbnails