terça-feira, 31 de maio de 2011

MARIA VISITA ISABEL


       A Igreja encerra o mês dedicado à Mãe de Deus com a festa da Visitação de Nossa Senhora a Isabel.
       Mostrando confiança nos desígnios do Senhor, Maria quer partilhar com a prima sua ajuda e sua alegria por ter sido escolhida para mãe de Jesus. O canto de Maria(Lucas 1:46-55) retrata sua gratidão a Deus e o reconhecimento de ter sido escolhida como Mãe do Salvador.
      O Senhor está em nosso meio, pronto para livrar-nos das tribulações e conduzir-nos à salvação.

MAGNIFICAT

A minha alma engrandece ao meu Senhor
E meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador!
Porque olhou para a humildade de sua pobre serva;
doravante todas as gerações me chamarão bendita,
Porque o Poderoso fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome!
Manifestou o poder do seu braço
Desconcertou os corações dos soberbos
Derrubou do trono os poderosos, e exaltou os humildes.
Saciou de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias.
Acolheu a Israel, seu servo,  lembrado de sua misericórdia;
conforme prometera a nossos pais,  em favor de Abraão e de sua posteridade, para sempre.
Glória ao Pai, ao Filho, e ao Espírito Santo.
Assim como era no princípio, agora e sempre, Amém.
O poderoso fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome!

- Pe. José Dias Goulart -

quinta-feira, 19 de maio de 2011

A FAMÍLIA SANTUÁRIO DA VIDA


       “Se o Senhor não constrói a casa, em vão labutam os seus construtores; se o Senhor não guardará a cidade, em vão vigiam os guardas”

         A família é o fundamento, da Igreja da nação e da sociedade. Na família, pela vontade de Deus nascem as crianças. A família as nutre, educa e prepara para a vida, isto é, começa a construir seu futuro. A família é a menor, mas a mais importante célula da vida social. Como é a família, assim será a comunidade, a nação e o mundo inteiro.

         Deus delegou a nossos pais para nos dar a vida, iniciar a nossa existência biológica. São os pais que formam a família eles são os nossos próximos mais queridos, pois são os representantes de Deus na terra. Deus colocou em suas mãos a responsabilidade de dar a educação e a formação, a responsabilidade de formar uma família cristã.

         A família é a escola elementar da vida, cada criança na família é como uma folha de papel branco, e o que nela primeiro for escrito isso ficará para a vida inteira. A criança também é como aquela arvorezinha que pode ser facilmente inclinada ou replantada.

        A família ensina a criança às primeiras letras do alfabeto da vida. Os pais podem educar a criança como desejarem; podem dela fazer um anjo ou um monstro, dependendo da educação e da instrução que lhe for dada.

       Sobretudo, a educação cristã na família tem grande importância e valor. A religião é o único fundamento da verdadeira educação e formação, a religião é a única que realiza com êxito a formação da alma da criança. Enfim, a responsabilidade da educação cristã da criança depende da responsabilidade dos pais.

      A religião não é somente importante para educação integral da criança, mas ela é também insubstituível. A primeira educação na família deve estar voltada à oração; os pais são os primeiros que devem ensinar a rezar. Mais tarde, a Igreja e a escola irão ajudar a família nesta missão.

     Muitas vezes encontramos os mais diversos problemas na família: famílias marcadas pelas tragédias, atormentadas pelos conflitos, pela negligência e abusos. O que elas precisam é ler o manual da vida para encontrar o jeito certo de construir e manter bons lares. Estas regras de formação encontram-se na Bíblia. Ela os guiará.

Por Melécio Kraiczyi



segunda-feira, 16 de maio de 2011

JESUS, O BOM PASTOR. JOÃO 10, 11 – 18


           Depois de Jesus ter proclamado que Ele é a porta por onde passam as ovelhas, agora vemo-lo afirmar: “Eu sou o bom pastor”. Enquanto o bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas, O empregado não! Ele somente trabalha por dinheiro; ele não é pastor, e por outra, as ovelhas não são dele. Por isso, quando vê um lobo chegar, deixa as ovelhas entregues à sua sorte e desaparece fugindo. Então o lobo ataca e espalha as ovelhas. O empregado foge porque não busca senão o salário, a recompensa do seu trabalho. E por isso, não lhe importa que aparecendo o lobo as ovelhas sejam atacadas e devoradas.
          Assim como o Pai me conhece, e eu conheço o Pai, assim também conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem. E estou pronto para morrer por elas. Tenho outras ovelhas que não estão neste curral. Eu preciso trazer essas também, e elas ouvirão a minha voz. Então elas se tornarão um só rebanho com um só pastor.
Jesus é quem comunica a vida plena. Em Jesus habita o Pai, e o amor que o une ao Pai é uma fonte de vida que transborda para todos os homens e mulheres que vivem no mundo. Como bom pastor, Jesus conhece suas ovelhas e elas o conhecem.
          E por nos conhecer nos compreende e perdoa os nossos deslizes e quedas. Trata as nossas feridas e nos reveste de dignidade de filhos. O conhecimento dele é fruto do convívio e do diálogo com Deus seu Pai e que gera o amor. Para Jesus não existe massa humana amorfa. Jesus mantém uma relação pessoal e amorosa com cada um. Chama a cada um pelo nome e a cada um fala ao coração. A relação de conhecimento e amor entre Jesus e suas ovelhas é de mesma natureza que a relação entre Jesus e o Pai. 
         O Pai me ama porque eu dou a minha vida para recebê-la outra vez. Ninguém tira a minha vida de mim, mas eu a dou por minha própria vontade. Tenho o direito de dá-la e de tornar a recebê-la, pois foi isso o que o meu Pai me mandou fazer!

          Que o Senhor nos anime na busca de compreensão da missão do pastor, levando-nos a sentir a alegria e ao mesmo tempo a responsabilidade de pastorear o rebanho que Ele nos confiou.

HOMILIA DIÁRIA: Pe. Bantu Mendonça K. Sayla

DOM BENEDITO ARAÚJO


“Alarga o espaço da tua tenda” (Is 54,2)
   
      A Arquidiocese de São Luís – MA convida a todos para a Ordenação Episcopal de Dom Benedito Araujo a realizar-se dia 04 de junho de 2011, às 17 horas, no Multicenter Sebrae, no Cohafuma, tendo como ordenante principal Dom Xavier Gilles de Maupeou d’Ableiges, (Bispo Emérito da Diocese de Viana – MA) e como consagrantes: Dom Geraldo Verdier, (Bispo da Diocese de Guajará Mirim – RO) e Dom José Belizário da Silva

(Arcebispo de São Luís – MA).


Related Posts with Thumbnails