quarta-feira, 30 de março de 2011

O perdão como experiência possível...

Bom dia amigos visitantes,

Ontem refletimos sobre o gesto nobre que é perdoar... 
Partilho aqui uma dica de filme para assistir com a família e refletir sobre esse poderoso gesto...

O filme "Invictus" do diretor Clint Eastwood chamou minha atenção pela bela mensagem de  transmite. Uma história de luta e conquista através de algo muito simples: Perdão!  Na trama o protagosnista Nelson Mandela (interpretado por Morgan Freeman)  é libertado e após as eleições de 1994 é eleito presidente da África do Sul, o primeiro negro presidente do país e primeiro presidente eleito em eleições mistas. Mandela, durante todo o tempo que esteve preso (27 anos) refletiu e pode sentir o que realmente o seu país precisava, o perdão contra os crimes cometidos pelo afrikaners ao sul africanos negros.
Ele entendeu que o ressentimento criado pela violência cometida pelos afrikaners, foi gerada pelo medo de perder o que eles conseguiram. Mandela encontrou no perdão uma forma de curar o país do trauma causado pelo regime opressor.
Nesta trama que relata um acontecimento verídico, percebo a importância do perdão como primeira decisão para quem almeja mudar seu destino e apaziguar as relações conflitantes de seu país. Na reclusão, no abandono do cárcere e submetido a trabalhos penosos, aquele líder político inspirou-se nas frases do poema "invictus" escrita pelo inglês William E Henley,  que o projetava a ter esperança de ver o dia em que ganharia a liberdade e ajudaria a banir a segregação racial que oprimia seu povo. 
Duas frases ditas pelo protagonista me chamaram atenção no filme: "O perdão começa aqui", e "Esse é o maior poder de todos", poder que desarma e projeta uma nação que deseja paz e igualdade entre os homens.
Verdadeiramente, o perdão é o maior poder de todos,  um gesto nobre que nos leva à libertação dos ressentimenos, nos faz enxergar adiante, nos encaminha à um processo de cura interior, e nos torna mais abertos à uma melhor relação com Deus e com nosso próximo.

Fraternalmente,

Rosana Abrahim

sexta-feira, 25 de março de 2011

Anunciação do Senhor


Neste dia, a Igreja festeja solenemente o anúncio da Encarnação do Filho de Deus. O tema central desta grande festa é o Verbo Divino que assume nossa natureza humana, sujeitando-se ao tempo e espaço.
Hoje é o dia em que a eternidade entra no tempo ou, como afirmou o Papa São Leão Magno: "A humildade foi assumida pela majestade; a fraqueza, pela força; a mortalidade, pela eternidade."

Com alegria contemplamos o mistério do Deus Todo-Poderoso, que na origem do mundo cria todas as coisas com sua Palavra, porém, desta vez escolhe depender da Palavra de um frágil ser humano, a Virgem Maria, para poder realizar a Encarnação do Filho Redentor:

"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem e disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.’ Não temas , Maria, conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Maria perguntou ao anjo: ‘Como se fará isso, pois não conheço homem?’ Respondeu-lhe o anjo:’ O Espírito Santo descerá sobre ti. Então disse Maria: ‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tu palavra’" (cf. Lc 1,26-38).

Sendo assim, hoje é o dia de proclamarmos: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1,14a). E fazermos memória do início oficial da Redenção de TODOS, devido à plenitude dos tempos. É o momento histórico, em que o SIM do Filho ao Pai precedeu o da Mãe: "Então eu disse: Eis que venho (porque é de mim que está escrito no rolo do livro), venho, ó Deus, para fazer a tua vontade" (Hb 10,7). Mas não suprimiu o necessário SIM humano da Virgem Santíssima.

Cumprindo desta maneira a profecia de Isaías: "Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco" (Is 7,14).

Por isso rezemos com toda a Igreja:

"Ó Deus, quisestes que vosso Verbo se fizesse homem no seio da Virgem Maria; dai-nos participar da divindade do nosso Redentor, que proclamamos verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Por nosso Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo".

quarta-feira, 23 de março de 2011

Nomeado novo bispo coadjutor da Diocese de Guajará-Mirim.


 O papa Bento XVI nomeou, nesta quarta-feira, 23, bispo coadjutor da diocese de Guajará-Mirim, no Estado de Rondônia, o padre Benedito Araújo. A nomeação atende a um pedido do bispo da diocese, dom Geraldo Verdier.


Atual pároco da paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em São Luis do Maranhão, e professor no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA), padre Benedito tem 47 anos e foi ordenado presbítero no dia 21 de novembro de 1991, na arquidiocese de São Luís.

Natural de Conceição, Itapecuru Mirim (MA), fez seus estudos de filosofia e teologia no Centro de Estudos Teológicos do Maranhão, atual IESMA. Tem especialização em psicopedagogia pela PUCRS e mestrado em ecumenismo pelo Institutum de Studiis Oecumenicis, em Veneza, Itália.


Padre Benedito foi reitor do Centro Vocacional Cura D´Ars; promotor vocacional; coordenador da Pastoral Vocacional do Regional Nordeste V da CNBB; Vice-reitor e Reitor do Seminário Interdiocesano Santo Antônio; Coordenador Pastoral da Arquidiocese; membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral, da Associação Regional e Nacional dos Presbíteros; vigário e pároco da paróquia Nossa Senhora de Nazaré; administrador paroquial das paróquias São Pedro e Divino Espírito Santo; pároco da paróquia Sagrada Família.

Fonte: Site CNBB


terça-feira, 22 de março de 2011

Contemplar o belo é...

  • Educar a emoção para fazer das pequenas coisas um espetáculo aos olhos...


  • Fazer de cada momento um vivência mágica...



  • Educar a sensibilidade para entender que as gotas de chuva irrigam as flores e as gotas de lágrimas irrigam a existência...



  • Desvendar as coisas lindas, singelas e ocultas que nos rodeiam...




  • Descobrir o sabor da água, a brisa no rosto, o aroma das flores, o balançar das folhas sob a orquestra do vento.




  • Enxergar o que as imagens não revelam e perceber o que os sons não traduzem




  • Vê com os olhos do coração...



  • Aprender a ser rico sem ter grande soma de dinheiro. Ser alegre mesmo sem grandes motivos...



  • Viver suavemente, ainda que sobrecarregado com responsabilidades.




  • Ter um romance com a vida. Fazer poesia com a vida, sem escrever palavras.






  • Abraçar as crianças, admirar as pessoas da terceira idade, ter agradáveis conversas com os amigos.




  • Ler um bom livro, viajar por suas páginas, libertar a criatividade. Ouvir uma boa música, penetrar nos traços de uma pintura, de uma arquitetura. Navegar pelas águas da emoção...





Texto: Augusto Cury
Fotos: Blog Fotos que falam.

sábado, 19 de março de 2011

Festa de São José

Celebra-se hoje, 19 de março, a Solenidade de São José. Neste dia, a Igreja, espalhada pelo mundo todo, recorda solenemente a santidade de vida do seu patrono.

Esposo da Virgem Maria, modelo de pai e esposo, protetor da Sagrada Família, São José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo.
Seu nome, em hebraico, significa “Deus cumula de bens”.
No Evangelho de São Mateus vemos como foi dramático para esse grande homem de Deus acolher, misteriosa, dócil e obedientemente, a mais suprema das escolhas: ser pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Messias, o Salvador do mundo.
"Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa" (Mt 1,24).
O Verbo Divino quis viver em família. Hoje, deparamos com o testemunho de José, “Deus cumula de bens”; mas, para que este bem maior penetrasse na sua vida e história, ele precisou renunciar a si mesmo e, na fé, obedecer a Deus acolhendo a Virgem Maria.
Da mesma forma, hoje São José acolhe a Igreja, da qual é o patrono. E é grande intercessor de todos nós.

Que assim como ele, possamos ser dóceis à Palavra e à vontade do Senhor.

terça-feira, 8 de março de 2011

À você mulher...


Bem aventurada a mulher que cuida do próprio perfil interior e exterior, porque a harmonia da pessoa faz mais bela a convivência humana. Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e no universo inteiro. Bem aventurada a mulher chamada a transmitir e a guardar a vida de maneira humilde e grande. Bem aventurada quando nela e ao redor dela acolhe faz crescer e protege a vida. Bem aventurada a mulher que põe a inteligência, a sensibilidade e a cultura a serviço dela, onde ela venha a ser diminuída ou deturpada. Bem aventurada a mulher que se empenha em promover um mundo mais justo e mais humano. Bem aventurada a mulher que, em seu caminho, encontra Cristo: escuta-O, acolhe-O, segue-O, como tantas mulheres do evangelho, e se deixa iluminar por Ele na opção de vida. Bem aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade.
(G.Quablini)


quinta-feira, 3 de março de 2011

Humildade, sinal de força...


“ O humilde consegue grandes coisas com perfeição invulgar porque não está mais preocupado com incidentes tais como seus próprios interesses e sua reputação; não necessita, portanto, de gastar suas forças, defendendo-os.
Pois o homem humilde não tem medo do fracasso. Na verdade, não tem medo de coisa alguma, nem de si mesmo, já que a perfeita humildade implica perfeita confiança no poder de Deus, diante do qual nenhum outro poder tem sentido e para quem não existe nenhum obstáculo.

A humildade é o sinal mais seguro da força.

Novas sementes de contemplação, de Thomas Merton.
 (Editora Fissus, Rio de Janeiro). 2001. p. 188

terça-feira, 1 de março de 2011

1 ano do Programa...


Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Assim quase todas as noites desde 6 de março de 2010 temos respondido à saudação litúrgica que abre nosso Programa Oração da Noite. Nesta semana que comemoramos 1 ano de programa pelas ondas da Rádio Educadora quero unido a vocês bendizer o amor de Cristo que nos num só coração e numa só alma quando rezamos em seu nome. Quero Bendizer a Deus pela Rádio Educadora, a vida e o trabalho de todos os seus funcionários e de Ivam Mendes. Quero bendizer pela equipe do Oração da Noite: Ir. Maria, Rosana, Cida, Simone, Antônio, Graça, Alberto e Beliuza, e Magessi Mendonça. Quero bendizer a Deus por você que faz este programa conosco, que partilha sua vida no blog. Bendizer o amor que nos une!
Louvado seja o Deus da Esperança que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé!

Pe. Genivaldo
Related Posts with Thumbnails