segunda-feira, 26 de julho de 2010

Partilhando experiências...

Boa tarde queridos e queridas,

Hoje segunda-feira, início de semana, estou de volta à Guajará-Mirim, depois de um encontro do qual participei em Aparecida do Norte/SP. Sair um pouco da rotina é sempre bom, concordo com  um dos versos da crônica "simplicidade"  de Luís Fernando Veríssimo: viagens não incham as pernas, incham o cérebro, volto cheio de idéias. Ainda mais quando o objetivo é buscar formação e meios de ser útil  à minha comunidade. O Encontro foi maravilhoso, quantas pessoas legais encontrei, as trocas de idéias, as partilhas de experiências, os cafés da manhã com pessoas tão simples e especiais, profissionais nas diversas áreas da comunicação a serviço da igreja, as conversas, enfim, tudo foi muito proveitoso. Iniciamos na Quarta-feira 21/07 com a apresentação da Orquestra Sinfônica PEMSA, projeto musical criado e mantido pelo Santuário Nacional de Aparecida, logo após recebemos as boas vindas de Dom Orani João Tempesta, Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura, Educação e Comunicação Social da CNBB, o qual também palestrou sobre os desafios e necessidades da Igreja Católica em relação aos meios de comunicação. 
 Orquestra PEMSA - Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida


 Solenidade de Abertura do Encontro - Da esquerda pra Direita: Pe. Cézar Moreira, Diretor da TV e Rádio Aparecida; Dom Vilson Dias, Bispo de Limeira/SP; Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro e Ir. Élide Fogolari, Assessora de Comunicação da CNBB.

A cidade é pequena e pacata, mas muito agradável e bonita, a região do Vale do Paraíba sempre me impressionou, as montanhas, enfim, o santuário é lindo, tudo muito estruturado, uma arquitetura impressionante, me chamou atenção também a fé e devoção das pessoas que visitam o Santuário, romeiros oriundos de diversas partes do país e até de outros países que visitam e pagam promessas, alguns sobem e descem de joelhos a passarela de acesso ao Santuário, e olha que ela é bem extensa, a pé já cansava, mas com fé e gratidão pelas graças alcançadas lá eles iam e chegam ao fim. 

 Vista de cima da Passarela



Devoto no cumprimento da promessa


Iniciamos cada dia de programação com a Celebração Eucaristica sempre muito rica, tanto na liturgia e reflexão quanto nas canções executadas pelo Pe. José Salla, Assessor do Setor de Música Litúrgica da CNBB. 


Celebração Eucarística presidida por Dom Orani João Tempesta




Dom Orani João Tempesta - Bispo Referencial na Comunicação


O encontro teve como objetivo animar e motivar a Pastoral da Comunicação na Igreja do Brasil tendo presente a cultura gerada pelas novas tecnologias que constituem o novo cenário para o anúncio do Reino de Deus a todos os povos” (Ir. Élide Fogolari). As novidades são muitas, foram organizados seminários especifícos para cada área de atuação da PASCOM. Participei do seminário de Internet, o qual abordou temas relacionados às novas tecnologias e ferramentas do mundo digital para construir rede na Igreja do Brasil, meios incríveis e gratuitos que podem estar sendo usados para formação  e qualificação de agentes pastorais, tal como, na divulgação dos trabalhos desenvolvidos pela diocese, sobretudo, no anúncio da Boa nova de Cristo.
Aprendemos que comunicar é partilhar, acolher o novo, enxergar os novos meios que nos são apresentados como forma de criar oportunidades para que o reino de Deus aconteça em nosso meio. É sempre um prazer escrever, contar as experiências, não teria como colocar aqui tudo o que foi visto, debatido, são muitas fotos, fatos, sobretudo, a alegria da oportunidade de poder estar sendo útil na realização de muitos projetos que poderão e serão "com a graça de Deus" executados para o bem comum da comunidade. Contudo,  podemos encontrar na comunicação uma  forma de ser "Sal da terra e luz do mundo".


Prometo em breve postar mais fotos na galeria... Agora preciso trabalhar...Bjs



Fraternalmente, 

Rosana Abrahim. 26.07.2010 :)

sábado, 24 de julho de 2010

Ordenação do Diácono Manoel de Souza Costa.

Neste domingo dia 25/07/10 em Corumbiara, acontece a ordenação Presbiteral do diácono Manoel. Pelas mãos de nosso Bispo; Dom Geraldo Verdier. Aproveitamos o momento para lhe prestar esta singela homenagem. Que Deus o conserve sempre fiel na sua vocação e missão.


Jesus e Maria como agradecer o amor infinito que tens pelo futuro sacerdote Manoel de Souza Costa?
Há algum tempo que tu és de DEUS. Isso se confirmará amanhã, agora tu cantarás as maravilhas da criação , a maravilha do irmão e do Teu trabalho em ti.
Como Maria tu ousarás cantar, O Senhor fez maravilhas em mim , SANTO É O TEU NOME.
Com certeza hoje podes continuar afirmando que Ele é o Senhor de sua vida, e que TEU NOME CELEBRARÁS.
Peregrino que tu és nesta ROTA DO ETERNO,
Teu amor ao coração de Jesus e de Maria te faz um saudosista do céu.
E aprenderás que o amor é agora , nem ontem nem amanhã .
Maria deu seu sim prontamente,
e em seu coração gerou o coração de Cristo .
Com o coração de Jesus e de Maria aprendeste que o amor é tua lei .
Sinceramente deves dizer hoje a Jesus,
neste dia tão especial para você:

Coloco meu coração em TUA CRUZ, CONSAGRO MINHAVIDA A TI JESUS ,
que nasça em mim o TEU amor. Que brilhe a TUA luz.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Entrevista com coordenador do Centro Despertar: Pedro Ademar.

Nesta quinta-feira dia 22/07/10, a equipe do programa Oração da Noite recebeu a visita do coordenador do Centro Despertar, Pedro Ademar Lima do Nascimento, onde falou de sua experiencia espiritual, e tambem profissional como coordenador do Centro Despertar. Com muito entusiasmo e sastifação, aceitou nosso convite, para esta humilde entrevista. Para nós foi de grande alegria recebê-lo, em nosso programa. Uma pessoa querida e estimada por todos,  onde com seus 38 colaboradores, coordena  essa Belíssima Instituição.


*******
Eu (Simone) e a querida colaboradora Ir. Maria, ao receber Pedro no Programa. Só perdemos a oportunidade de tirarmos uma foto os três juntos.



***********
Um membro importantíssimo para o nosso programa: Magessy Mendonça.




domingo, 18 de julho de 2010

Escolhamos a melhor parte, aquela que não nos será tirada...

O evangelho deste domingo, na minha humilde opinião é um dos mais lindos, mais profundos, mais apaixonantes. Duas mulheres, Marta e Maria, duas irmãs que viviam naquele povoado chamado Bethânia, lugar onde Jesus gostava de estar, onde ele sentia-se acholhido e amado pelos amigos, alí também morava Lázaro,  irmãos também das duas mulheres, a quem Jesus ressucitara dos mortos, lugar onde Jesus mantinha laços fortes de amizade com simples pecadores.

Compartilho com vocês uma linda homilia para este evangelho, escrita por Padre Pacheco da comunidade Canção Nova.

Escolhamos a melhor parte.

Neste final de semana estamos meditando acerca de uma visita que Jesus faz a seus amigos em Betânia. Betânia é um vilarejo situado na encosta oriental do Monte das Oliveiras e fica a uma distância de 3 km de Jerusalém. É caminho de quem ia de Jerusalém para Jericó e vice-versa. O Senhor, ao fazer este percurso, sempre ficava na casa de seus amigos em Betânia, casa de Lázaro, Marta e Maria. Ali, descansava e convivia com eles. É numa dessas visitas que acontece o fato apresentado por Lucas no Evangelho deste final de semana.

Cristo sempre tem o desejo e tem o querer estar em comunhão com os Seus amigos. E quem são os amigos do Senhor? Cada um de nós, pelo Batismo: “Já não vos chamo mais servos, mas amigos”. Ora, se somos amigos – e o somos – temos de entender que a indiferença é algo totalmente oposto à amizade. Quem é amigo, quem ama, sempre “gastará” (ganhará!) tempo com o outro.

Jesus quer estar com Maria e Marta, mas somente Maria possui a coragem de se assentar aos pés do Mestre para escutá-Lo. Marta está ocupadíssima, mergulhada num ativismo, realidade esta que cega a pessoa no campo espiritual. Marta acha que é amada por Jesus por aquilo que faz; Maria, ao contrário, sabe que é amada por Cristo por aquilo que é, ou seja, é amada por ser filha, amiga. E porque vive uma amizade e uma filiação profunda, escolhe a melhor parte, aquela que jamais lhe será tirada. Tudo nesta vida perderemos; só restará aquilo que tivermos construído com Deus: intimidade, santidade.

Jesus não condena o trabalho de Marta. Aliás, com ela aprendemos que devemos transformar o mundo e a nossa vida a partir de um trabalho sério, profundo e constante. Todavia, este trabalho sempre terá de partir de uma intimidade com o Senhor. Fui chamado para estar com Ele; estando com Ele, em amizade e intimidade, então sim, me ensinará o que devo fazer, como e quando.


O Senhor tem sede da nossa amizade. Ele quer estar conosco naqueles colóquios de intimidade e amor. Por que nos encontramos – como Marta – tão agitados? Porque estamos querendo fazer muito, estamos querendo muito; nada chega; não existe limite para o ter, o poder e o prazer. Nisso, as relações com Deus e com as pessoas que amamos vão desaparecendo cada vez mais. Vamos tendo tudo à nossa volta e cada vez mais vazios vamos ficando por dentro. Aliás, muito precisa fora – ter e se ocupar com coisas inúteis – aquela pessoa que muito pouco possui dentro de si. Agora, quem busca intimidade, amizade e amor com o Senhor nunca precisará de muita coisa para ser feliz, pois quem tem Deus, quem tem a coragem de se sentar aos pés do Mestre – como Maria – tem tudo! Não lhe falta nada. Aí entendemos o salmista quando diz: “Se o Senhor não construir a nossa casa, em vão trabalharão os construtores”. Para dizer que nada preenche o nosso coração a não ser Deus. Nada!



A Palavra de Deus quer nos ensinar, neste final de semana e sempre, que devemos nos ocupar com o essencial, pois o restante virá por acréscimo. E o que é o essencial? Intimidade, amizade, amor cultivado em Deus. Não nos preocupemos com o que fazer, pois uma intimidade profunda e séria, a exemplo de Maria, sempre nos levará para o serviço concreto.
Padre Pacheco


Comunidade Canção Nova

Endereço: http://blog.cancaonova.com/homilia/


Comentário.

Lendo este evangelho meditamos sobre como temos agido como Marta no nosso dia-a-dia, nos envolvemos demasiadamente com o trabalho, com os diversos problemas, com outros serviços, enfim, fazendo com o que tempo de estar com o Senhor, dedicar-se a uma amizade mais intensa e profunda com ele, seja mínimo, ou que até mesmo seja esquecido no decorrer de nosso dia.  Uma das vezes na qual ouvi este evangelho e tocou fundo no meu coração foi numa das últimas palestras do saudoso Padre Léo, onde ele falava da alerta que Jesus fez à Marta: Marta, Marta, tu te inquietas por muita coisa, tu te preocupas à toa, Maria escolheu a melhor parte, aquela que não lhe será tirada.  Veio ao meu pensamento todo   e quanto tempo desperdiçado com preocupações no trabalho, de ganhar dinheiro, noites de estudos  pra ter o melhor emprego, os serviços domésticos, enfim, coisas que não deixam de ser importantes para a nossa vida, mas que de forma alguma sejam postas como prioridade, nos fazendo esquecer o mais importante que é o profunda e constante amizade com Deus, pois quando buscamos essa intimidade com ele, não nos preocupamos, nosso fardo é leve, pois tudo o mais nos será acrescentado. Eu buscando as coisas do mundo,  ele estava ali, sedento de minha amizade, pois ele é amigo que ama, que quer estar junto, que espera nossa atenção, que quer nos ensinar o que é o essencial para nossa vida, ele sempre estava ali, quanto tempo ele tem esperado este momento, de me ter aos seus pés, e ensinar-me sobre o bem, sobre as coisas boas. Me veio também ao coração todas as pessoas as quais me relaciono, que estão mergulhadas nos seus afazeres mundanos, estão sempre preocupadas com o sucesso profissional, com o futuro, com o poder e seus prazeres, enfim, deixando de viver e cultivar o essencial desta vida, o amor, a amizade e a comunhão e intimidade com Deus, quão tolas são, estão perdendo o melhor. Desde então tenho experimentado levar e viver essa essência, no relacionamento com as pessoas, nas amizades, na comunidade, enfim, nos diversos campos de minha vida, e como é bom. Confesso, os apelos do mundo são muitos, as vezes fraquejo, me descuido da oração, me disperso com outroas coisas, mas sei que em minha fraqueza posso contar sempre com ele, amigo fiel, que me acolhe e me dá forças para ser lutar para ser o que ele quer.
Gosto muito de uma canção que me levou a meditar sobre a vida que eu desperdicei sem viver a amizade com o Senhor.

A vida oferece tantas coisas,
Mas sei que é tão fácil a gente se apegar,
Mas tudo tem, começo e fim,
tudo passa, tudo passará,
Custei a entender o que dizias,
Que vale ao homem, ganhar o mundo inteiro
e vir a perder a vida Eterna,
Se um dia eu pensar
em deixar o meu Senhor,
Me lembrarei
que ao fim de tudo só ele restará...


Jesus,
Fica comigo,
Eu imaginava, não precisar de mais nada
E percebi que lá no fundo, não tinha nem motivo pra viver...
 Jesus,
Fica comigo,
És tudo que tenho, e nada mais me resta
Hoje meu maior motivo és tudo.

(Maior Motivo - Vida Reluz)

Peçamos a Deus, que nos aceite sempre como seus amigos, e que continue a nos ensinar sobre as coisas do alto, mesmo na nossa condição humana pecadora, que como Maria de Betânia nos acolha a seus pés, para que tenhamos sabedoria de escolher sempre a melhor parte, aquela que nunca nos será tirada.

Por: Rosana Abrahim. 18.07.2010

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Nada te pertube...


                  
             Compartilho com vocês essa breve poesia de Santa Teresa D'ávila, a qual li num momento delicado de minha vida, estava ela exposta na sala de espera de um mosteiro carmelita pintada em azulejos, chamando minha atençao pela singeleza da mensagem. Em alguns momentos da vida nos pertubamos com nossos conflitos deixando que esses roubem a serenidade para lidar e a confiança que no fim tudo fica bem. Como dizem por aí, não há mal que dure pra sempre, tudo passa, tudo muda, só Deus não. Quem tem Deus e nele confia nada lhe falta. Experimentemos hoje, agir com paciência, serenidade, confiança, ocupar-se com os problemas quando eles realmente existirem, deixando a 'pré-ocupação' de lado. Sugiro também que façamos um exercício de meditação baseado na Oração da serenidade, rezando e meditanto todas as suas frases no decorrer do nosso dia. Vá por mim...rs. 

Abraço Fraterno! 

Rosana.


Segue a Oração da Serenidade.

Concede-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar as que eu posso e sabedoria para distinguir uma da outra – vivendo um dia de cada vez, desfrutando um momento de cada vez, aceitando as dificuldades como um caminho para alcançar a paz, considerando o mundo pecador como ele é, e não como gostaria que ele fosse, confiando em Deus para endireitar todas as coisas para que eu possa ser moderadamente feliz nesta vida e sumamente feliz contigo na eternidade.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Related Posts with Thumbnails